
A Câmara Consultiva Regional Médio São Francisco realizou reunião ordinária juntamente com o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Verde e Jacaré, no dia 15 de maio, em Irecê (BA). O encontro contou também com a participação de outros comitês de rios afluentes da região. Na ocasião, estiveram presentes o coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos, o secretário da CCR Médio São Francisco, Cláudio Pereira, o presidente do CBHVJ, Paulo Neiva, a representante do CBH do Rio Grande, Amanda dos Santos, o representante do CBH do Rio Corrente, João de Deus, o representante do CBH-PASO, Anselmo Cayres, o representante da Agência Peixe Vivo, Paulo Sérgio da Silva, além de representantes da Embasa, SEMA/Inema e dos poderes legislativo e executivo de cidades do território.
Após a composição da mesa e os cumprimentos de costume, passou-se à discussão dos pontos previstos em pauta. O primeiro deles foi sobre a alteração regimental do CBHRVJ, no sentido de ampliar o mandato da diretoria de 2 para 4 anos, o que foi votado e aprovado pela plenária. Paulo Neiva aproveitou o ensejo para informar que uma minuta que reconsidera a alocação de água da Barragem de Mirorós está pronta e será votada em reunião ordinária do CBHRVJ, ela tem como propósito rever o volume outorgado para uso na atividade irrigada, de modo que os produtores não fiquem desamparados no que se refere à quantidade de água para este fim. Encerrada a pauta do CBHRVJ, o presidente Paulo Neiva agradeceu e fez suas considerações finais.
Adiante, foram discutidos os pontos da pauta da CCR Médio São Francisco. O primeiro deles foi a aprovação da ata da reunião realizada em Bom Jesus da Lapa (BA) em novembro do ano passado. Em seguida, Ednaldo discorreu sobre o programa de capacitação dos irrigantes: “Todos vocês sabem que nós temos o programa de capacitação dos irrigantes em nosso calendário. As cidades escolhidas foram Xique-Xique, onde a oficina acontecerá dias 10 e 11 de junho, e Carinhanha, dias 12 e 13”, informou Ednaldo. Um ponto da pauta que merece destaque é o evento anual Eu Viro Carranca, que acontecerá em Brasília no dia 3 de junho. O coordenador da CCR salientou que o evento de 2025 é extremamente importante, visto que o CBHSF manifestará sua oposição frente à proposta de corte orçamentário previsto pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA, que importará na supressão de 33% do repasse ao Comitê, algo em torno de R$ 15 milhões.
No início da tarde, Paulo Sérgio, coordenador técnico da Gerência de Projetos da Agência Peixe Vivo, fez uma apresentação sobre os Procedimentos de Manifestação de Interesse – PMI, que contou com 128 demandas inscritas, das quais 65 são do Médio São Francisco. Adiante, falou sobre os projetos que estão em andamento no âmbito da CCR Médio São Francisco, dentre os quais se destacam: 1 – o sistema de abastecimento de água em Curralinho, povoado de São Gabriel (BA); 2 – o projeto de esgotamento sanitário rural em Poção de Santo Antônio, Paratinga (BA); 3 – o esgotamento sanitário rural em Mata do Milho, povoado de João Dourado (BA); 4 – o viveiro municipal em Lapão (BA) e outros. Paulo também ressaltou a seriedade que envolve o corte orçamentário previsto pela ANA e as possíveis medidas cabíveis que podem ser diligenciadas pelo Comitê.
Veja mais fotos:
Por fim, o geólogo Amilton Cardoso, da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – CPRM, que é vinculada ao Serviço Geológico do Brasil, fez uma apresentação para esclarecer questões relativas aos eventos sísmicos ocorridos em Lapão, como causas, consequências, monitoramento etc. O município compõe a microrregião de Irecê e está inserido na bacia hidrográfica dos rios Verde e Jacaré, afluentes do São Francisco.
Nada mais havendo para ser tratado, Ednaldo agradeceu a todos pela presença, ao tempo em que reconheceu o quão produtiva foi a reunião, que abordou temas imprescindíveis aos próximos passos da CCR Médio São Francisco, e declarou encerrado o encontro.
Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Rangel Menezes
*Fotos: Rangel Menezes