O município de Seabra (BA) foi escolhido para realização do primeiro Seminário de “Qualificação em Gestão e Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas da Bahia”. O evento aconteceu durante essa semana no auditório do Hotel Chapada e contou com a presença dos representantes dos Comitês das Bacias Hidrográficas (CBH) dos rios Verde e Jacaré e dos Rios Paramirim e Santo Onofre.
O evento, que utiliza recursos do Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (PROCOMITÊ), apresenta palestras voltadas para qualificação em gestão dos recursos hídricos das bacia, especialmente, no que tange a aplicação do Plano de Recursos Hídricos, contemplando objetivos, indicadores e metas.
O evento, que acontece em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), contou com a presença do coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Médio São Francisco e atual presidente do CBH dos rios Verde e Jacaré, Ednaldo Campos, do coordenador geral do Fórum Baiano de CBH e atual Presidente do CBH dos rios Paramirim e Santo Onofre, Anselmo Caires, e dos representantes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (INEMA), Simone Sodré e Silvio Santos.
“O seminário é dos comitês e para os comitês. Essa é uma oportunidade ímpar de aprender e de ouvir sobre as experiências e expectativas dos verdadeiros atores na vivência diária com as bacias”, comentou Ednaldo Campos em sua fala de abertura. Já Anselmo Caires foi mais enfático ao afirmar que “esse seminário é o passo inicial para resolvermos de uma vez por todas a aplicação dos recursos provenientes do PROCOMITÊS a partir do ano de 2019. Nada justifica que outros comitês no Brasil já recebam esse recurso há anos e os CBH’s baianos ainda não o tenham acessado”, disse.
CCR Médio São Francisco realiza primeiro Seminário de Qualificação em Gestão e Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas da Bahia.
*Texto: Higor Soares
*Fotos: Higor Soares