Em consonância com a atualização do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do rio São Francisco, os membros da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco discutiram em caráter extraordinário o acompanhamento das consultas públicas e oficinas setoriais previstas para a região. A reunião foi realizada na manhã de hoje (26.02), em Bom Jesus da Lapa, município localizado no oeste da Bahia.
Em sua fala, o coordenador da CCR Médio, Cláudio Pereira, explicou ao colegiado a importância deste primeiro encontro. “O intuito é ser bastante técnico e envolver todos os atores da bacia do São Francisco. Esse trabalho de atualização precisa do apoio de vocês, de todos os segmentos. Nós demandaremos à empresa o diagnóstico do rio, seja ele do ponto de vista econômico, social ou ambiental. É por isso que precisamos confiar e acreditar que daqui sairá um cronograma dos nossos trabalhos, de forma conjunta e participativa”, disse.
Iniciado no final de 2014, a atualização do plano vem sendo elaborado pela empresa portuguesa Nemus, vencedora do processo licitatório iniciado pela agência de águas do CBHSF, a AGB Peixe Vivo. Com recursos da cobrança pelo uso da água, o valor investido pelo comitê de bacia será de aproximadamente R$7 milhões. Os trabalhos terão duração aproximada de 18 meses.
Consultas e oficinas
Obter uma maior participação social e realizar a divulgação do plano nas sete unidades da federação que compõem a bacia do São Francisco (Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, além do Distrito Federal). Esses são os objetivos das consultas públicas e oficinas setoriais agendadas para acontecer nesta primeira etapa dos trabalhos. “Receber da própria sociedade o que precisa ser feito no São Francisco. E não apenas dizer o que será feito”, explicou Marcel Peruzzo Scarton, representante da empresa Nemus.
Ao todo, três meses – iniciando em março – serão destinados para a realização dos encontros. No Médio São Francisco, três cidades baianas sediarão as consultas públicas, que são: Irecê (13 de abril), Ibotirama (15 de abril) e Carinhanha (17 de abril). Já as oficinas setoriais serão promovidas na região em cinco oportunidades.
GAT
Na ocasião, o colegiado definiu os dois integrantes da CCR que representarão o Médio São Francisco no grupo técnico responsável por acompanhar o passo-a-passo do desenvolvimento dos trabalhos de atualização do plano, denominado GAT. São eles: Ednaldo de Castro Campos (titular) e Ancelmo Barbosa Caíres (suplente). Além da CCR Médio, representantes de outras instâncias do CBHSF integrarão o grupo, que terá um total de 17 membros. Os encontros acontecerão mensalmente, com datas e locais a serem definidos pela diretoria do Comitê do São Francisco.
Confira o calendário completo das Consultas Públicas e Oficinas Setoriais: Clique aqui
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF