Integrantes da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco se reuniram, nessa ultima terça-feira (26.3), em Propriá (SE). A reunião previa, entre outros assuntos, discutir sobre o regimento interno do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco- CBHSF, que será submetido à plenária nos dias 4 e 5 do próximo mês em Brasília, mas como não houve quórum, a programação foi alterada, e os membros fizeram uma atividade de campo para conhecer um projeto de piscicultura em Propriá.
O coordenador da CCR, Carlos Eduardo Junior, atualizou os membros sobre a última reunião do CBHSF com a Agência Nacional de Águas – ANA, que ocorreu em Brasília no dia 21 de março para discutir sobre diminuição da vazão nos reservatórios do Velho Chico. Foi consenso, na CCR, de que há uma necessidade de se pensar qual será o posicionamento do Baixo sobre a redução de vazão no Rio São Francisco. “O Baixo precisa tomar uma decisão coletiva em relação ao risco de redução de vazão sem que haja estudo dos impactos e como esses impactos serão ressarcidos”, disse o coordenador.
A discussão transcorreu mesmo sem aprofundamento na pauta prevista pela falta de quórum. Depois, com o acompanhamento do coordenador, os presentes visitaram o projeto de piscicultura de José Bonifácio Valgueiro, representante do Distrito de Irrigação do Projeto Continguiba / Pindoba, localizado em Propriá. Bonifácio mostrou as espécies de peixe de seu projeto, dentre elas o tambaqui e surubim, ensinou aos participantes como se processa a reprodução de alevinos ressaltou que nos últimos anos a água do Rio São Francisco que chega para os seus reservatórios não está de boa qualidade. “Está com aspecto de água suja. Eu tenho que tratar a água com um produto para deixa-la mais limpa”, disse Bonifácio.
Para o coordenador da CCR, essa atividade de campo contribuiu para que os membros e integrantes da Câmara tenham maior entendimento sobre as atividades econômicas no rio São Francisco “É mais uma iniciativa que a Câmara do Baixo promove para melhorar o conhecimento dos membros em relação à nossa realidade”.
Além do coordenador da CCR, Carlos Eduardo Junior, participaram da reunião como integrantes da Câmara Valeska Cavalcante, da Companhia de Saneamento de Alagoas; Evaldo Soares Silveira, da Associação de Pescadores do Povoado de Saúde; e José Bonifácio Valgueiro, representante do Distrito de Irrigação do Projeto Continguiba / Pindoba. Como convidados, estiveram presentes Tobias Basílio São Mateus, da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB; Edson Menezes e Sergio Araújo, da Universidade Federal de Sergipe; Adilson Soares Costa, da Secretaria Municipal de Pesca de Santana (SE); Vam Carlos Silva, da Secretaria de Meio Ambiente de Santana (SE); e Luciana Dotte Rodrigues, da AGB Peixe Vivo.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF