A Câmara Consultiva do Alto São Francisco esteve reunida na terça-feira (04.09), em Belo Horizonte, em evento realizado no Normandy Hotel, para discutir assuntos de interesse do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, com ênfase na própria CCR.
Durante a manhã, foi aprovado pelos membros da Câmara o relatório elaborado pela Comissão de Sindicância que teve o objetivo de identificar possíveis irregularidades por parte da então coordenadora da CCR Alto, Delvane Fernandes, junto ao escritório de Pirapora. A decisão final foi encaminhar à Diretoria Colegiada do CBHSF e, consequentemente, à Plenária para votação, a opção pela destituição da coordenadora, e efetivação do secretário da Câmara, Márcio Tadeu Pedrosa, como novo coordenador. A comissão de Sindicância foi integrada por Wagner Soares Costa, Rogério Sepulvéda e Marcus Vinícius Polignano.
Os membros decidiram também durante a reunião encaminhar à Direc uma Moção manifestando discordância com a intervenção promovida pela Agência Nacional de Águas – ANA junto à Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco, ao fechar as atividades do escritório da CCR em Pirapora.
No período da tarde, o diretor técnico da AGB Peixe Vivo, Alberto Simon, apresentou o Plano de Aplicação Plurianual – PAP – 2013-2015, que visa empregar para o período os recursos financeiros arrecadados com a cobrança pelo uso da água na Bacia do São Francisco, em ações e atividades planejadas e aprovadas pelo próprio comitê.
Os membros foram informados sobre os andamentos dos projetos hidroambientais que começaram a ser licitados e executados ao longo de toda a bacia. No total, 22 projetos foram aprovados pelos membros do Comitê, seis dos quais já foram licitados, tendo suas empresas executoras selecionadas. Todos as intervenções serão financiadas com os recursos da cobrança pelo uso da água do São Francisco. O objetivo geral é o controle dos processos erosivos, adoção de práticas de conservação do solo e proteção das nascentes.
Participaram do encontro o coordenador em exercício da CCR Alto São Francisco, Márcio Tadeu Pedrosa; e os representantes; da Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa, Valter Vilela Cunha; do Instituto Guaicuy, Marcos Vinicius Polignano; da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG, Wagner Soares da Costa; do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado de Minas Gerais, Jadir Silva de Oliveira; da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais, Carlos Alberto Santos Oliveira; da Cooperativa dos Piscicultores do Alto e Médio São Francisco, Luciano Souza Ribeiro; da Companhia Energética de Minas Gerais, Nelson Benício Marques Araújo; do Instituto Opará, Norberto Antonio dos Santos; da Associação Regional de Proteção Ambiental de Pirapora, Delvane Fernandes; da Associação Comunitária Sobradinho 2, Geraldo José dos Santos; e da Prefeitura Municipal de Pompéu, Luciano de Souza Lino. Também estiveram presentes representantes dos Comitês Afluentes dos rios Pará, Entorno de Três Marias, Jequitaí e Pacuí, Paracatu, Urucuia e rio das Velhas.
Confira mais fotos da reunião:
Fotos: Daniel Gouvêa – AGB Peixe Vivo
Assessoria de Comunicação