CCR Alto São Francisco elege nova coordenação e secretaria

26/02/2019 - 14:28


Os membros da Câmara Consultiva Regional (CCR) Alto São Francisco, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), elegeram nova coordenação e secretaria durante a reunião extraordinária realizada na segunda-feira (25 de fevereiro), em Belo Horizonte (MG). O coordenador eleito foi Adson Roberto Ribeiro, da Associação da Bacia do São Pedro, e o secretário, Altino Rodrigues Neto, do Instituto Opará.


“Agradeço pela confiança dos membros da CCR Alto São Francisco. Vamos trabalhar com a participação de todos, somando e unindo forças para buscar as melhorias que são necessárias e uma boa gestão para o Rio São Francisco”, disse o coordenador eleito Adson.
O novo secretário da CCR Alto São Francisco, Altino Rodrigues Neto, também agradeceu a confiança dos membros na eleição. “Agradeço o voto de confiança. Todos da CCR Alto querem trabalhar e fazer o melhor pelo São Francisco. Com o Adson na coordenação vamos ajudar a Câmara Consultiva a ter um novo protagonismo dentro do CBHSF”, afirmou.
A eleição do novo coordenador e secretário será aprovada na próxima Plenária do Comitê, que será realizada nos dias 16 e 17 de maio, em Brasília (DF).
Durante a reunião os membros da CCR Alto São Francisco também discutiram a proposta de deliberação que dispõe sobre regimento interno do CBHSF e sobre a Deliberação que dispõe sobre as Câmaras Consultivas Regionais (CCRs).
Na ocasião, Altino Rodrigues Neto, apresentou a situação do viveiro de mudas de Patos de Minas. Ele disse que conversou com o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), em conjunto com a diretora-geral da Agência Peixe Vivo, Célia Fróes, e que o Instituto ficou de fazer uma nova proposta ao Comitê sobre a parceria firmada.


Veja as fotos da reunião: 


Eu viro carranca para defender o Velho Chico
Em 2019, a cidade sede da campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico” será São Gonçalo do Abaeté e o distrito de Beira Rio. A indicação foi do novo secretario da CCR Alto. Os membros da Câmara escolheram o município por meio de votação.
Localizada na Bacia do São Francisco, São Gonçalo do Abaeté é banhada pelo Rio Abaeté, afluente da margem esquerda do Rio São Francisco. A Bacia do Rio Abaeté, grande parte dentro do município, é alimentada por vários ribeirões e córregos, como exemplo temos: Ribeirão Andrade, Ribeirão Santo Inácio, Córrego Galheiro, Córrego do Lenço, Córrego da Fazenda, Córrego Grande, dentre vários outros.
Apresentações
O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Pirapora, Esmeraldo Santos, realizou uma apresentação sobre o projeto de captação de água no município. O projeto prevê a implantação de um novo ponto de captação de água superficial no Rio São Francisco para atender à demanda de água para uma população estimada de 34 mil pessoas. O projeto já foi aprovado pelo Comitê e está em fase de elaboração do Termo de Referência.
Os membros da CCR Alto também assistiram a uma apresentação do representante do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Athos Souza, sobre o Sistema de Cadastro de Usuários de Recursos Hídricos do Estado de Minas Gerais (Siscad), lançado em 2017, pelo Instituto. O sistema é uma nova ferramenta para registrar informações sobre o uso da água de pessoas físicas e jurídicas, de direito público e privado. Os dados cadastrados no sistema auxiliarão o órgão no processo de implementação dos instrumentos de gestão das águas, especialmente a outorga, o enquadramento de corpos de água, os Planos Diretores de Bacia Hidrográfica e a Cobrança pelo Uso da Água.

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto e fotos: Luiza Baggio