>A Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco, instância representativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, definiu a agenda de reuniões para o ano de 2014. O calendário foi fechado durante o encontro da CCR ocorrido na tarde de ontem (08.10), em Belo Horizonte (MG). Ao todo, quatro reuniões serão realizadas, sendo divididas entre os meses de fevereiro (dia 21), maio (16), agosto (22) e novembro (07).
Durante a reunião, realizada na sede da Associação Brasileira de Engenharia Ambiental e Sanitária – Abes/MG, os membros decidiram também por adotar o formato itinerante nos futuros encontros da CCR Alto, que ocorrerão no interior do estado de Minas Gerais. O local será decidido em cada reunião.
Mediado pelo coordenador da CCR Alto, Márcio Tadeu Pedrosa, a reunião – a primeira da nova gestão do CBHSF (2013-2016) – proporcionou inúmeros debates e discussões, motivando o interesse do colegiado, entre eles, o relato da secretária da câmara, Sílvia Freedman, sobre a cerimônia de entrega das obras de recuperação hidroambiental recentemente finalizadas nos municípios mineiros de Pirapora e Buritizeiro. “Fiquei muito contente com o que presenciei por lá. Já houve uma grande melhora ambiental com as intervenções técnicas realizadas. Vejo que os recursos da cobrança estão sendo bem empregados e proporcionando benfeitorias aos moradores”, disse ela.
O diretor técnico da agência de bacia do CBHSF, AGB Peixe Vivo, Alberto Simon, informou sobre o andamento dos projetos hidroambientais e planos de saneamento básico que serão contratados na região do Alto São Francisco, também oriundos dos recursos da cobrança pelo uso da água. “Três projetos hidroambientais já foram entregues no Alto (Guaraciama, Pirapora e Buritizeiro), e o da cidade de Morada Nova de Minas será finalizado agora em outubro”, disse. Referindo-se aos planos de saneamento básico, o diretor revelou a listagem contendo os seis municípios contemplados com a elaboração do plano. “Tivemos o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) como principal critério de escolha e definimos pelas cidades de Abaeté, Pompéu, Papagaios, Bom Despacho, Moema e Lagoa da Prata, todas em Minas Gerais. Ainda este ano deverão ser contratadas as empresas executoras dos planos”, completou.
Câmaras Técnicas
Outro ponto de pauta debatido pelo colegiado foi a escolha dos membros da CCR Alto para integrar o quadro das câmaras técnicas do CBHSF, respectivamente a Câmara de Articulação Institucional – CTAI; o Grupo de Trabalho Permanente de Acompanhamento da Operação Hidráulica na Bacia do rio São Francisco – GTOSF; e o Grupo de Acompanhamento do Contrato de Gestão – GACG. Ficaram definidos os nomes de Sirléia Matos (titular) e Sílvia Freedman (suplente) para compor a CTAI; Josias Gomes Ribeiro Filho, para participar do CACG; e Hélder Freire (titular) e Regina Greco (suplente) para integrar a GTOSF.
Por fim, o vice-presidente do CBHSF, Wagner Soares, informou os membros sobre os últimos acontecimentos e realizações à frente da diretoria executiva do comitê federal. “Estivemos este mês com o ministro do Tribunal de Contas da União, Aroldo Cedraz, e foi um excelente momento de discussão política entre o CBHSF e o governo federal. Pretendemos agendar uma reunião com a ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, pois acreditamos que o papel do CBHSF deve ser propositivo”, disse.
A próxima reunião da CCR Alto São Francisco acontecerá no dia 12 de dezembro, também em Belo Horizonte (MG).
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF