Na próxima segunda-feira (25 de janeiro) será realizado uma nova reunião da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF), depois de decisão que referendou o pedido do setor elétrico para reduzir a vazão do rio São Francisco para os atuais 800 metros cúbicos por segundo (m³/s), no reservatório de Sobradinho (BA). Será mais um momento de avaliação dos impactos ambientais em virtude das restrições de vazão na bacia do Velho Chico. Assim como ocorreu no início desta semana, o encontro poderá ser acompanhado através de teleconferência nos estados envolvidos na questão.
O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, acompanhará a reunião através da internet, no escritório do colegiado em Maceió (AL). Espera-se a apresentação, pela equipe técnica da ANA, do primeiro levantamento do volume de água outorgado na bacia hidrográfica do São Francisco e de informações sobre eventuais limites de restrição de uso da água no esforço para melhorar o volume útil das barragens e evitar reduções ainda maiores de vazões.
A apresentação do estudo foi um pedido formalizado por Anivaldo Miranda durante o encontro no último dia 18 de janeiro. Na próxima segunda-feira, a reunião está marcada para às 10h, pelo horário de Brasília.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF