
Na tarde de segunda-feira, dia 10, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, por meio da Câmara Consultiva Regional Médio São Francisco, visitou as obras de esgotamento sanitário rural que estão em andamento na comunidade quilombola Poção de Santo Antônio, no município de Paratinga (BA). Na ocasião, estiveram presentes o coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos, o engenheiro civil designado pela Agência Peixe Vivo, Guilherme Guerra, o engenheiro civil e o técnico ambiental da Aplicar Engenharia, Thiago Aguiar e Fernando Alan, o mestre de obras Silvanir Jesus, morador da comunidade, e o representante da HidroBR, responsável pela fiscalização da obra, Paulo Aguiar.
O projeto de esgotamento sanitário rural tem por objetivo a implantação de um sistema para tratamento e destinação correta dos efluentes domésticos, de modo que preserve o lençol freático ao longo da bacia do Rio São Francisco. Para tanto, o projeto prevê a instalação de tanques de evapotranspiração, biodigestores, módulos sanitários, sumidouros e outros.
Segundo Thiago Aguiar, engenheiro da Aplicar Engenharia – executora da obra, mais de 80 residências serão beneficiadas com a implantação do sistema. “Finalizamos algo em torno de 40% da obra. Até o momento, instalamos 36 tanques de evapotranspiração, e ainda resta implementar 48 biodigestores e 30 banheiros”, disse o engenheiro.
Veja mais fotos:
A obra, que foi iniciada em setembro do ano passado, é fomentada por edital do CBHSF, que também contemplou outros municípios. Tem um valor aproximado de R$ 1,9mi e prazo estimado para conclusão até o final de maio deste ano.
Após a visita, o coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos, e o engenheiro da Agência Peixe Vivo, Guilherme Guerra, se reuniram com o secretário municipal de Infraestrutura, Aristóteles Gomes de Sá, a fim de discutirem a possibilidade de capacitar um servidor do município para orientar a população quanto ao uso e manutenção dos equipamentos instalados.
Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Rangel Menezes
*Foto: Rangel Menezes