Nesta terça-feira (10), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realizou uma visita técnica ao assentamento Nossa Senhora do Rosário, em Pesqueira (PE), acompanhando ações que fazem parte dos serviços e obras de requalificação ambiental na bacia do Alto Ipanema, afluente do Rio São Francisco.
O objetivo da visita foi verificar a recuperação de poços comunitários, instalação de tampas de cacimbão e manutenção de drenos radiais, voltados principalmente para irrigação agrícola e fortalecimento da segurança hídrica. Serão beneficiados 23 poços comunitários e aproximadamente 100 famílias das comunidades do entorno e de assentamentos indígenas próximos.
Segundo Elias Silva, coordenador da CCR Submédio São Francisco, as ações envolvem a colocação de drenos radiais, projetados para abastecer os cursos de água de forma mais eficiente do que o sistema tradicional, além da instalação de tampas de proteção nos poços, evitando contaminação e garantindo segurança. “Hoje vistoriamos essa ação que será objeto da obra do Comitê do São Francisco. As atividades incluem cobertura dos poços para evitar contaminação, recuperação e manutenção dos drenos radiais, garantindo mais água disponível e melhorando a irrigação da região. Isso é essencial para a convivência com o semiárido e para o fortalecimento da produção local”, explicou Elias Silva.
Clique aqui e confira mais fotos:
O ganho para os agricultores é direto: mais água disponível para irrigação, maior eficiência na produção e redução de impactos causados por obstruções ou enchentes, que depositam entulho e areia nos poços. “A recuperação dos poços e drenos vai aumentar a quantidade e qualidade da água, beneficiando tanto os poços comunitários quanto as cacimbas particulares. Com isso, cerca de 100 famílias terão maior segurança hídrica e mais água para suas plantações”, detalhou Elias Silva.
Estiveram presentes na visita Elias Silva (CBHSF), Paulo Sérgio da Silva (Agência Peixe Vivo), Frederico Vasconcelos e Frederico Lins (RM Agroflorestal) e Pedro Lucas (Gama Engenharia e Recursos Hídricos), acompanhando de perto todas as etapas das intervenções no assentamento.
As ações reforçam o papel do CBHSF na execução de políticas de requalificação ambiental na bacia do Alto Ipanema, promovendo uso sustentável da água, fortalecimento da agricultura familiar e preservação ambiental nas comunidades de Pesqueira.
Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Júnior Campos
*Fotos: Júnior Campos