CBHSF se reúne com prefeito e membros da administração em Correntina (BA) para discutir o projeto de esgotamento sanitário da cidade

18/08/2025 - 16:02

Na manhã do último dia 13, o coordenador da Câmara Consultiva Regional Médio São Francisco (CCR Médio), Ednaldo Campos, participou de uma reunião na Prefeitura Municipal de Correntina (BA), a fim de discutir o projeto de esgotamento sanitário a ser implementado na cidade, custeado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), por meio de recursos advindos da cobrança pelo uso da água do Rio São Francisco.


Com o prefeito Walter Mariano, também estiveram presentes Thiago Lana, coordenador técnico da Agência Peixe Vivo, Gilhard Freire, diretor de Meio Ambiente de Correntina, Cristiano Duarte, membro do CBHSF e CBH Rio Corrente, além de servidores da Secretaria de Infraestrutura e da Procuradoria Geral do Município.

O prefeito Walter Mariano expressou gratidão ao reconhecer o impacto positivo que a obra trará ao município: “Hoje é um dia para celebrar esse marco histórico da nossa cidade, um dia que deixará os nossos corações cheios de alegria, o dia que nós anunciamos a obra de tratamento de esgoto em Correntina, que reflete o cuidado que temos com a nossa população. Saneamento básico é dignidade e saúde pública, é a garantia de que famílias que hoje vivem com fossas e ligações improvisadas tenham acesso a um sistema moderno de tratamento”, disse o gestor. O prefeito ainda ressaltou que a estação de tratamento contribuirá com o processo de despoluição do Rio Correntina, um importante afluente do Rio São Francisco.



A implementação de um projeto de saneamento básico é de extrema importância para a preservação de uma bacia hidrográfica, pois o saneamento atua diretamente no combate às principais causas de degradação desses ecossistemas. O projeto que contempla o município de Correntina envolve um orçamento de aproximadamente R$ 12 milhões. Na reunião, foi assinada uma ordem de serviço simbólica, que assegura o recurso orçamentário para a execução do projeto. O processo de licitação para a contratação da empresa executora já foi elaborado e será divulgado até o final de agosto. A obra é parte de um esforço maior de revitalização de toda a bacia do Rio São Francisco e demonstra o papel crucial do CBHSF na gestão e no investimento em recursos hídricos.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Rangel Menezes
*Fotos: Rangel Menezes