CBHSF se reúne com Polícia Militar de Sergipe para fortalecer ações de preservação do Rio São Francisco

30/01/2026 - 16:53

Encontro em Aracaju debate educação ambiental, monitoramento da água e cooperação técnica para ações integradas de fiscalização


Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) se reuniram, na última sexta-feira (23), com representantes da Polícia Militar de Sergipe (PMSE), em Aracaju (SE). O encontro, realizado na sede da base administrativa da corporação, teve como objetivo estreitar o diálogo institucional e discutir parcerias voltadas à preservação do Velho Chico.

Participaram da reunião o presidente do CBHSF, Cláudio Ademar; a secretária-executiva, Rosa Cecília; e as integrantes da Câmara Consultiva Regional (CCR) Baixo São Francisco, Manuela Vergne e Letícia Correia. O grupo foi recebido por representantes do setor de inteligência da PMSE.

Aproximação institucional e educação ambiental

Durante a reunião, Cláudio Ademar destacou que o início da nova gestão do Comitê tem sido marcado pela aproximação com instituições estratégicas em Sergipe. Segundo ele, o CBHSF conta com um Plano de Educação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, finalizado em 2025, que agora entra em fase de execução.

“Estamos envolvidos tanto com a educação formal quanto com a informal. Desenvolvemos uma parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) para o monitoramento da qualidade da água e o nosso maior propósito é alcançar a sociedade. Não existe produção, em nenhum segmento, sem água”, afirmou o presidente.

Cláudio também ressaltou que cerca de 40 milhões de brasileiros utilizam as águas do Rio São Francisco, o que reforça a necessidade de ações integradas de cuidado e preservação. “Queremos fortalecer a Política Nacional de Recursos Hídricos e, por isso, estamos dialogando com diferentes instituições para alinhar informações e estratégias”, pontuou.

Fiscalização e Termo de Cooperação Técnica

Entre as pautas discutidas, esteve a possibilidade de formalização de um Termo de Cooperação Técnica (TCT) entre o CBHSF e a Polícia Militar de Sergipe. A proposta visa o desenvolvimento de ações conjuntas nas áreas de educação ambiental, fiscalização e proteção das matas ciliares.

Um dos representantes do setor de inteligência da PMSE destacou que a instituição já atua em ações integradas de fiscalização e que a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) conta com o apoio da Polícia Militar. Segundo ele, a expectativa é ampliar ainda mais a participação da corporação nas próximas edições da operação.

Rosa Cecília reforçou o compromisso do Comitê em estar cada vez mais presente e próximo das instituições parceiras. “O CBHSF quer atuar de forma integrada, sensibilizando e contribuindo para o fortalecimento das ações voltadas à preservação do Rio São Francisco”, afirmou.

Parceria estratégica para o Velho Chico

Manuela Vergne destacou a importância da formalização da parceria para consolidar o alinhamento entre as instituições. “Buscamos uma cooperação voltada para atividades de educação ambiental e fiscalização. A atuação da inteligência da PM na FPI foi fundamental para o desenvolvimento das ações. Esse é um momento histórico para o Comitê e para a preservação do Velho Chico”, ressaltou.

Para o presidente do CBHSF, encontros como esse são fundamentais para a construção de ações duradouras. “Com esses encontros, queremos plantar sementes que resultem em iniciativas eficazes e contínuas em defesa do Rio São Francisco”, concluiu Cláudio Ademar.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Foto: Deisy Nascimento