O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF participou, no último dia 27 de junho, no município mineiro de Januária, do I Encontro Interclubes, organizado pelo Rotary Águas Belas. No evento, que teve o objetivo de discutir a crise hídrica no Norte de Minas, a integrante da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco, instância do Comitê, Sirleia Drummond, apresentou as diversas ações do colegiado e colaborou com a produtividade do evento.
Marcado pelas discussões sobre a revitalização e os cuidados com as águas do São Francisco, o primeiro momento do evento contou com a palestra de Drummond, que iniciou as atividades em Januária, e serviu de inspiração para possíveis ações do Rotary. “A participação dela foi muito rica porque ressaltou a necessidade da revitalização do rio São Francisco e do momento crítico em que o rio passa. É triste ver o rio morrendo! Dentre todas as ações apresentadas, ficamos muito contentes também com o exemplo dos projetos hidroambientais do Comitê do São Francisco”, afirmou a rotariana de Januária – Águas Belas, Ignez Consuelo, que esteve no evento. Ela acredita que os projetos possam servir de espelho para futuras ações na bacia do rio Peruaçu, contribuinte do Velho Chico.
Sirleia Drummond, que também é secretária executiva do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Jequitaí e Pacuí, além de ter apresentado o Comitê do São Francisco e suas ações, falou do cenário da bacia do Velho Chico, da gestão dos recursos hídricos, atualização do Plano de Bacia do São Francisco e da última campanha do CBHSF que levou, pelo menos, 5 mil pessoas às ruas, no ultimo dia 3 de junho em defesa do rio São Francisco na região do Alto.
A participação do Comitê do São Francisco no I Encontro Interclubes foi também o primeiro contato mais intenso do CBHSF com rotarianos. Além de apresentar o colegiado, visa fortalecer possíveis parcerias na perspectiva de intensificar e elaborar ações conjuntas de educação ambiental, abraçando os objetivos de preservação do meio ambiente e do aumento na qualidade e na q
uantidade das águas são-franciscanas, buscando a paz e a harmonia dos povos da bacia. Por sinal, a promoção da paz está dentre os objetivos do Rotary Club.
Para maior entendimento sobre o Rotary veja: https://www.rotary.org/pt
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF