O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco participa do XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que vem acontecendo desde o dia 17 de novembro – e será encerrado no dia 22 – na cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. O evento, organizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRH, tem como objetivo possibilitar que estudantes e profissionais troquem experiências e conheçam trabalhos técnicos na área de recursos hídricos. Além do presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, estão presentes também o vice-presidente do colegiado, Wagner Soares Costa, e o diretor técnico da agência delegatária do Comitê, AGB Peixe Vivo, Alberto Simon Schvartzman
O presidente da ABRH, Gabriel Azevedo, considera a participação do Comitê como importante no processo de troca de experiências e interlocuções em prol de melhorias dos recursos hídricos no Brasil. “Os comitês têm um papel importante no marco legal brasileiro. Alguns comitês atuam de forma proativa, como o do São Francisco. Ele é um bom exemplo porque sua atuação ocorre em função do que é melhor para o coletivo e para a bacia e não para minorias”, disse.
Para o vice presidente do CBHSF, Wagner Costa, o simpósio é importante para conhecimento de trabalhos técnicos de diversos especialistas e estudiosos em recursos hídricos e isso pode contribuir com a experiência da Bacia do Velho Chico. “Estamos atentos porque o Comitê procura agregar sempre mais parceiros para nossa luta. Como a gente realiza projetos hidroambientais, ficamos na expectativa de surgir alguma ideia ou pesquisa interessante que possa agregar valor ao nosso trabalho”, disse.
Participam do evento, que conta com apresentações de trabalhos técnicos e mesas redondas, países como Austrália, Argentina, Estados Unidos, Uruguai e Portugal. O encontro reúne cerca de 1.500 participantes e em torno de 1.200 trabalhos técnicos foram apresentados.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF