CBHSF participa do 10º Fórum Mundial da Água na Indonésia

16/05/2024 - 11:54

Os coordenadores das Câmaras Consultivas Regionais do Submédio, Cláudio Ademar e Alto São Francisco, Altino Rodrigues, já estão em Bali, na Indonésia, onde participarão a partir de sábado (18) até o próximo dia 24 de maio, do World Water Forum – 10º Fórum Mundial da Água. Os coordenadores representarão, na ocasião, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e devem apresentar algumas das experiências da bacia.


O Fórum, que​ é o maior encontro internacional do setor hídrico, acontece a cada três anos e, este ano, tem como tema Água para Prosperidade Partilhada. O objetivo, entre outros aspectos, é pautar o tema da água na agenda política; aumentar a conscienciatização entre decisores, profissionais do setor da água, meios de comunicação social e público em geral; apoiar o aprofundamento das discussões para a resolução das questões internacionais da água; fornecer uma plataforma para a troca de informações e conhecimento sobre questões atuais; conhecer os desafios e as suas possíveis soluções e gerar compromissos políticos para a melhoria da gestão da água.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco garantiu espaço para apresentar seu engajamento no combate à desertificação na gestão da água e sobre o trabalho desenvolvido pela Câmara Técnica de Comunidades Tradicionais. “A participação do Comitê no Fórum Mundial da Água é importante, primeiro pela troca de experiências, considerando as diferentes realidades nos continentes e nos países, o que propicia o debate da questão global da água, que, como falei na recente plenária do Comitê, vai além das nossas fronteiras. A gente não pode pensar água apenas como rio São Francisco, porque se trata de uma questão mundial. Acreditamos que será uma experiência riquíssima, além da oportunidade que teremos de apresentar dois painéis, onde eu e Altino iremos falar um pouco da realidade da nossa bacia hidrográfica e também em relação ao trabalho com as suas comunidades tradicionais, ou seja, uma ação do São Francisco que será apresentada ao mundo”, afirmou o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Cláudio Ademar.


Cláudio Ademar e Altino Rodrigues vão representar o CBHSF no Fórum


O coordenador da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco, Altino Rodrigues, destacou a oportunidade de promover diálogos e articulação política. “A expectativa é grande, e na verdade ainda é um terreno a ser explorado, pois teremos contato com atores a nível nacional e internacional. É uma grande oportunidade não apenas para adquirir conhecimento técnico, como também para fazer articulações políticas. Existe também a expectativa de ampliar a rede de contatos e ver de que maneira poderemos inserir o CBHSF, com toda sua diversidade, nas discussões que afligem o planeta”, afirmou, lembrando a experiência do Comitê. “Temos vasta experiência em alguns campos, mas também muito a aprender. Outro ponto relevante é a busca de novas parcerias, em especial a de recursos financeiros, que possam nos ajudar a implementar as ações previstas em nosso Plano Diretor de Recursos Hídricos (PDRH). Também acredito que a recorrente discussão sobre as mudanças climáticas, agora enfatizada pelo trágico evento no Rio Grande do Sul, nos ajudará no aprimoramento do PDRH, que será revisado em 2025. Vale ressaltar que o Comitê participará de um painel onde será discutida a importância dos povos tradicionais e comunidades locais na gestão dos recursos hídricos, tema sobre o qual o CBHSF foi pioneiro no Brasil, criando a CTCT (Câmara Técnica de Povos e Comunidades Tradicionais). Desse modo, acredito que o CBHSF participará deste encontro levando toda sua história, experiência e tradição sem perder de vista o horizonte para inovação”, afirmou.

O Fórum reúne representantes da política, instituições multilaterais, academia, sociedade civil e setor privado, entre outros. Serão discutidos ainda os temas: Água para Humanos e Natureza; Segurança e Prosperidade Hídrica; Educação e Gestão do Risco de Desastres; Cooperação e Hidro Diplomacia; Água e Finanças Inovativas e Conhecimento e Tecnologias.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Fotos: Boca dos Olhos