O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF realizará no dia 30 de novembro (sábado), na cidade de Paracatu, em Minas Gerais, a cerimônia de entrega final da obra de recuperação hidroambiental do córrego São Pedro, que contribui para as águas do rio Paracatu, afluente do São Francisco. As intervenções técnicas vêm ocorrendo desde junho e tiveram como objetivo o aumento da qualidade e quantidade das águas deste importante abastecedor das comunidades locais.
Aproximadamente R$ 500 mil foram aplicados pelo CBHSF na obra, utilizando recursos da cobrança pelo uso da água, e proporcionaram melhorias através da execução 30 mil metros da adequação das estradas rurais; 30 mil metros de cercamento de margens e nascentes; cinco mil metros de terraceamento de áreas degradadas; bem como o trabalho de mobilização e educação ambiental.
A solenidade acontecerá a partir das 8h, na comunidade Carapinas. Confirmaram presença ao evento, representantes das associações envolvidas com as obras, integrantes do CBHSF e de sua agência de bacia, AGB Peixe Vivo, e do CBH Rio Paracatu, afluente direto do rio São Francisco na região do Alto São Francisco.
Obras concluídas
Paracatu (MG) é o nono município – do total de 22, em toda a bacia – onde as obras hidroambientais do CBHSF chegaram ao final dos trabalhos. Em maio, Guaraciama (MG) teve os serviços finalizados. Setembro foi a vez de Pirapora (MG), Buritizeiro (MG), Morro do Chapéu (BA) e Brejinho (PE) concluírem as obras. Por fim, Morada Nova de Minas (MG), São Desidério (BA) e Curaçá (BA) terminaram as intervenções neste mês de novembro, entre os dias 8 e 13.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF