O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF realizará, nos próximos dias 23 e 24 de fevereiro, seminários para entrega oficial de obras de recuperação hidroambientais do Comitê, em Minas Gerais. No evento serão apresentadas para as comunidades as intervenções realizadas na bacia do rio Itapecirica, nos municípios de Divinópolis, Carmo da Mata e São Sebastião do Oeste. As ações que consistiram em educação ambiental, adequação de estradas rurais, conservação e proteção de nascentes e a construção de bacias de contenção das águas da chuva, envolveram investimentos de aproximadamente R$ 700 mil.
A maior parte das intervenções foi concentrada em Carmo da Mata e São Sebastião do Oeste, onde serão realizados os seminários de encerramento. De acordo com a analista de projetos ambientais e representante da empresa Neo Geotecnologia Ltda, executora das obras, Amanda Florentino, as intervenções foram bem aceitas pelas comunidades envolvidas, o que acelerou o andamento das atividades. “As obras estavam previstas para serem concluídas em nove meses e conseguimos totalizar em apenas seis meses”, comemora.
Das ações executadas, além de atividades de mobilização social e educação ambiental, houve 26 mil metros de cercamento para proteção de nascentes; pelo menos 32 mil metros de estradas rurais adequadas para conter sedimentos e evitar erosões; e a construção de 295 barraginhas para conter a velocidade das águas pluviais e proteger o solo.
Em toda a bacia do Velho Chico o Comitê do São Francisco já investiu cerca de R$ 15 milhões em projetos hidroambientais a fim de colaborar, sobretudo, para a preservação e o aumento da quantidade e da qualidade das águas do rio.
Veja os convites para os seminários de entrega das obras que acontecerão no Salão Comunitário do Quilombo, em Carmo da Mata (clique aqui) e no Salão Paroquial da Comunidade Carmo, em São Sebastião do Oeste, no Alto São Francisco (clique aqui).
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF