A comunidade de Poção de Santo Antônio, no município de Paratinga (BA), viveu, na noite de segunda-feira (19), um marco histórico na promoção da saúde, da dignidade e da preservação ambiental. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realizou a entrega das obras de saneamento rural e promoveu o Seminário Final da Implantação de Soluções Individuais de Tratamento de Efluentes Domésticos, ação integrante do Programa de Saneamento Rural na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.
O projeto foi executado por meio do Contrato 050/2025, com recursos oriundos da cobrança pelo uso da água bruta do Rio São Francisco. A iniciativa contou com a atuação da Câmara Consultiva Regional (CCR) Médio São Francisco, com o apoio da Agência Peixe Vivo, execução da Construtora Joamar Ltda., além do apoio do poder público municipal e da Codevasf.
Ao todo, 88 residências da comunidade foram atendidas com sistemas individuais de tratamento de efluentes domésticos. Dentre as intervenções realizadas, foram construídos 30 banheiros e implantadas tecnologias como biodigestores e TVAPs, soluções que contribuem diretamente para a melhoria das condições sanitárias, a proteção do solo e dos recursos hídricos da região.
O coordenador da CCR Médio São Francisco, Cláudio Pereira da Silva, acompanhou a entrega das obras e destacou o funcionamento e os benefícios do sistema implantado. “O sistema de tratamento do esgoto é o biodigestor. Todo o esgoto passa por esse processo e, depois do tratamento, o líquido segue para outro reservatório, chegando quase totalmente tratado. Em outras regiões, essa água já é utilizada inclusive na produção agrícola, como no cultivo de bananas e outras frutas destinadas à merenda escolar. É um sistema completo, e a comunidade está de parabéns por ter recebido esse projeto”, afirmou.
A transformação proporcionada pelas obras é percebida diretamente no cotidiano das famílias beneficiadas. Geisiane, moradora da comunidade relatou a mudança trazida pela chegada do saneamento básico. “Antes era banheiro improvisado, tomava banho de balde, de bacia. Hoje eu só posso agradecer pelo que vocês fizeram por nós. Hoje posso dizer que tenho um banheiro na minha casa e ainda nem acredito. Graças a Deus e a vocês, eu quero agradecer a cada um de vocês.”
Clique aqui e veja todas as fotos do evento:
Durante o evento, Cláudio Pereira também ressaltou o papel dos comitês de bacia hidrográfica na proteção dos rios e na gestão participativa dos recursos hídricos. “O comitê foi criado para defender um rio. Ele é formado por representantes do poder público, da sociedade civil e dos usuários, para cuidar não apenas da calha do rio, mas de toda a bacia hidrográfica, incluindo os afluentes. Essa é a função do Comitê da Bacia do Rio São Francisco.”
Representando a Agência Peixe Vivo, responsável pela gestão dos projetos do CBHSF, Guilherme Guerra destacou a importância da entrega das obras para a qualidade de vida das famílias e para a saúde pública. “Foram 88 residências atendidas com sistemas individuais de tratamento. Destas, foram construídos 30 banheiros, com a implantação de TVAPs e biodigestores. Esses sistemas são fundamentais para tratar os efluentes, reduzir as doenças de veiculação hídrica e melhorar a qualidade de vida das famílias. É um momento de comemorar e agradecer a todos que abriram as portas para a instalação dessas tecnologias.”
A programação incluiu ainda a realização do seminário final, momento de diálogo com a comunidade sobre o funcionamento das soluções implantadas e os cuidados necessários para a manutenção dos sistemas com presença do superintendente da Codevasf, Luís Geraldo Bastos. Ao final, foi inaugurada a placa institucional que registra a execução da obra, viabilizada com recursos da cobrança pelo uso da água do Rio São Francisco.
A ação reafirma o compromisso do CBHSF com a promoção do saneamento rural, a saúde das populações ribeirinhas e a proteção do Velho Chico, um cuidado que começa nas comunidades e se reflete em toda a bacia hidrográfica.
Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Tamíris Batista
*Fotos: Luan Santana