O trabalho de recuperação hidroambiental executado pela empresa GOS Florestal no município alagoano de Junqueiro foi entregue no dia 3 de novembro à população. Financiada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), a obra foi voltada para a recuperação e preservação da Barragem Junqueiro, que abastece os cerca de 200 mil moradores das cidades de Junqueiro e São Sebastião, distantes cerca de 170 quilômetros da capital, Maceió.
Para finalizar o projeto, a empresa que executou os serviços realizou o seminário final. A partir de agora, a preservação e manutenção de todas as intervenções na região ficam sob os cuidados da população local. O investimento promovido pelo Comitê tem o objetivo de produzir mais água para a região e preservar nascentes que se encontram na bacia do São Francisco. Foi o que destacou a representante do CBHSF no seminário final, Rosa Cecília Lima dos Santos. “Agora, só depende de vocês a manutenção dessa riqueza natural belíssima”, resumiu ela.
Também falando em nome do colegiado, Antônio Jackson Borges ressaltou que uma das prioridades do CBHSF é a preservação das nascentes, para garantir uma maior oferta de água à população. O engenheiro da empresa responsável pelos trabalhos, Ângelo Giovani Vieira, distribuiu mudas de pitanga, angico vermelho e fruta de sabiá, espécies adaptadas na região e que contribuem na retenção de água e na consequente preservação das nascentes.
Produtor rural e vereador de Junqueiro, Dionísio Procópio dos Santos disse que o serviço executado na barragem tem um valor incalculável. “A partir desse trabalho, as pessoas estão muito mais conscientes para preservar”, concluiu. As intervenções na localidade foram feitas no período de 18 meses. Foram investidos pouco mais de R$ 400 mil na plantação de 6.800 mudas, cercamento de mais de 4 mil metros de área e o reflorestamento de 3,4 hectares.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF