CBHSF entrega metade das obras hidroambientais licitadas

28/11/2013 - 17:36

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco finalizou a metade – de um total de 22 licitadas em toda a bacia – das obras de recuperação hidroambiental financiadas com recursos da cobrança pelo uso da água. Os trabalhos transcorreram nas cidades ribeirinhas dos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, objetivando o aumento da qualidade e quantidade das águas de importantes afluentes do Velho Chico.
Aproximadamente, R$14,3 milhões estão sendo empregados pelo CBH no conjunto das obras, que priorizam a proteção de cabeceiras, com a instalação de cercamentos; o terraceamento de áreas degradadas; e a adequação de estradas rurais, incluindo a construção de barraginhas ou cacimbas; além do desenvolvimento de atividades educativas para elevar o nível de consciência ambiental de proprietários e produtores rurais.
Entregas
A primeira obra entregue pelo CBHSF, em maio deste ano, foi no município de Guaraciama (MG), onde aconteceram os serviços de revitalização do córrego Buritis e rio das Pedras. Em seguida, no mês de setembro, foi a vez das cidades de Buritizeiro (MG), Pirapora (MG) e Brejinho (PE) terminarem as duas obras, respectivamente realizadas no rio Jatobá, córrego da Onça e na nascente do rio Pajéu. No mês de outubro, os municípios baianos de Morro do Chapéu, São Desidério e Curaçá também tiveram os trabalhos finalizados, depois de cumprir ações nos rios Salitre, das Fêmeas e Mocambo.
Por fim, neste mês de novembro, as cidades de Morada Nova de Minas (MG), Conselheiro Lafaiete (MG), Paracatu (MG) e Cocos (BA) tiveram as intervenções concluídas após a recuperação do entorno da represa de Três Marias, do rio Bananeiras, ribeirão São Pedro e rio Itaguari.
Obras continuam em execução
Tendo a primeira parte finalizada, outros 11 projetos do CBHSF seguem em plena execução nas cidades de Pompéu (MG), Lagoa da Prata (MG), Bom Jesus da Lapa (BA), Serra do Ramalho (BA), Paratinga (BA), Afogados da Ingazeira (PE), Brejinho (PE), Ibimirim (PE), Feira Grande (AL), Campo Grande (AL) e Propriá (SE). A previsão de término é para o primeiro trimestre de 2014.
O Comitê do São Francisco já autorizou a criação de 35 novos projetos de mesma linha, que deverão ser colocados em processo licitatório até 2015, sendo igualmente financiados com recursos da cobrança.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF