O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, foi eleito por unanimidade para a segunda suplência no Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) no segmento Comitês, Consórcios e Associações Intermunicipais de Bacias Hidrográficas. A Assembleia Setorial Pública, realizada em Brasília (DF) na quinta-feira (21 de Junho), reuniu os representantes do setor, que também reconduziram o membro titular, Paulo Robinson da Silva Samuel, do Comitê Gravatah (RS), e o primeiro suplente, Carlos Eduardo Nascimento Alencastre, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pardo (SP).
“Apesar das posições divergentes que naturalmente existem nos movimentos de comitês, foi importante termos conseguido um consenso. Com o apoio expressivo do Fórum Baiano de Comitês e do Fórum Fluminense de Comitês, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco conseguiu, com um acordo bastante amplo, ficar na segunda suplência do Conselho Nacional de Recursos Hídricos. Essa posição é importante porque é um conduto através do qual não só o Comitê do São Francisco, mas os comitês afluentes, poderão encaminhar as suas demandas”, avalia Miranda.
Os representantes de Comitês, Consórcios e Associações Intermunicipais de Bacias Hidrográficas prepararam uma moção para ser encaminhada para a presidência do CNRH na qual demandam o aumento da representatividade dos Comitês no conselho. “A moção também pede maior paridade dentro do CNRH entre usuários de água, sociedade civil e poder público. Hoje, o CNRH tem maioria governamental, com 50% dos votos mais 1. O contrário do que ocorre na maioria dos comitês, em que há uma representação paritária”, comenta o presidente do CBHSF.
Confira as fotos da eleição:
CNRH – O Conselho Nacional de Recursos Hídricos desenvolve regras de mediação entre os diversos usuários da água e é um dos grandes responsáveis pela implementação da gestão dos recursos hídricos no Brasil. O colegiado articula a integração das políticas públicas de recursos hídricos. É composto por representantes dos Ministérios e Secretarias da Presidência da República com atuação no gerenciamento ou no uso de recursos hídricos; por representantes indicados pelos Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos; por representantes dos usuários dos recursos hídricos; e por representantes das organizações civis de recursos hídricos.
Até o dia 26 de junho estão sendo realizadas as assembleias setoriais para definir os representantes dos usuários e das organizações civis de recursos hídricos no CNRH.
Acesse a ata da reunião.
*Texto: Iara Vidal
*Fotos: Cristiano Costa