Produtores da região de João Dourado-BA, no Médio São Francisco, participaram na semana passada, dias 05 e 06 de junho, da capacitação para manejo da irrigação.
Realizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco através da empresa Água e Solo, contratada através da Agência Peixe Vivo, a capacitação aconteceu em João Dourado, município com mais de 24 mil habitantes, localizado a 448 km da capital Salvador. Reconhecido pelo seu potencial agrícola e agropecuário, tendo o título de “Cidade da Cebola” devido a sua grande produção, também cultiva tomate, cenoura, beterraba, mamona e feijão.
O curso, dividido entre a parte teórica e prática, foi ministrado pelo instrutor João Fonseca Gomes Júnior e ao final foram entregues aos participantes um kit contendo dois tensiômetros, aparelho capaz de indicar a quantidade de água no solo. Para Ivanete Ferreira Rodrigues Brito, agricultora familiar e produtora orgânica de base ecológica, a capacitação lhe deu conhecimento para melhorar sua produção. “O momento foi de aprender mais sobre utilizar a água, esse bem que é imprescindível para nós. Foi um curso muito proveitoso, o conteúdo foi passado de forma clara, com uma linguagem fácil para a compreensão dos agricultores. Sou do Barro Alto e viajei quase 100 km para participar da capacitação para me profissionalizar e adquirir mais conhecimento para aplicar na minha terra. Agradeço ao Comitê pela oportunidade e estamos juntos para fazer um bom aproveitamento de tudo que vimos”, afirmou.
Dona Maria da Penha reforçou o que aprendeu. “Eu molhava mais a plantação, e agora aprendi que posso colocar menos água e plantar mais. Lição aprendida”. Já o produtor Clarivaldo Vasconcelos Gomes, aos 80 anos, mostrou que sempre é tempo de aprender. “Fui criado na agricultura e esse curso dado pelo Comitê através do professor João caiu do céu. Foi um dos melhores que já participei na minha vida e olha que já participei de mais de 30. Esse curso mexeu comigo, me emocionou e me ajudou muito. De agora para frente posso dizer que sou um irrigante, porque antes eu não sabia de muita coisa, apesar de ser um agricultor modelo há mais de 50 anos”, concluiu.
Veja mais fotos:
O coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco do CBHSF, Ednaldo Campos, reforçou os objetivos do Comitê ao promover capacitações e programas diversos. “O Comitê fica feliz quando chega em uma capacitação e ouve os depoimentos que a gente ouviu. Esse programa que antes era um projeto tem o objetivo de capacitar os irrigantes e além dele, agora também trabalhamos com um programa de cisternas para levar água para quem não tem, já foram feitas em torno de 800 cisternas e logo deverá ser lançado edital para atender uma nova demanda. O recurso do Comitê é pequeno e a gente faz do limão uma limonada, mas é o que tem nos possibilitado fazer esse trabalho na bacia do São Francisco. Também vale destacar o programa de saneamento rural, inclusive o município de João Dourado foi contemplado com banheiros e fossas agroecológicas. Então, a preocupação do Comitê é sobre o uso eficiente da água, considerando que este recurso é um bem finito”.
O representante do município de João Dourado, Paulo Tertuliano concluiu. “Agradeço ao Comitê, a Peixe Vivo e ao professor João Júnior por esse momento especial e nos proporcionar esse curso maravilhoso que foi aproveitado com grande alegria pelos produtores”, agradeceu, entregando ao coordenador da CCR Médio uma placa em gratidão pelos serviços prestados a bacia do São Francisco e ao meio ambiente.
Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Juciana Cavalcante
Foto: Francimara Pereira