Participantes do XV Encontro Nacional do Comitê de Bacias Hidrográficas, em Porto Alegre (RS), trocaram experiências acerca da política de recursos hídricos, hoje (17.10), penúltimo dia do evento,que acontece desde a ultima segunda-feira em Porto Alegre. A falta de estrutura e de apoio aos Comitês de Bacias em seus estados de origem ficou evidenciada. Membro do Comitê do São Francisco, José Walter Alves fez uma apresentação sobre como se dá a cobrança pelo uso das águas do Velho Chico e como é feita a aplicação dos recursos.
“A aplicação está sendo efetiva sobretudo nos afluentes”, disse Alves. Ele citou o exemplo do projeto Rio das Pedras e Córrego Buritis, executado pelo CBH São Francisco . A área de intervenção do projeto é a sub-bacia do Rio das Pedras, no município de Guaraciama, no norte de Minas Gerais. A intervenção consistiu no cercamento de nascentes, curvas de contenção e construção de aproximadamente 380 barraginhas, dentre outras ações. O projeto, orçado em cerca de R$ 520 mil, é mais um dos 22 projetos executados e / ou em execução pelo Comitê.
Esteve presente também ao evento o presidente do CBH Jequitaí e Pacuí, Robson Rafael, que destacou os efeitos conseguidos pelo projeto em Guaraciama no que diz respeito à quantidade e qualidade das águas do rio, em benefício da população local.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF