CBHSF acompanhou reunião de avaliação de meio termo do PAN São Francisco

28/05/2018 - 16:11


O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco participou, no dia 24/05, em Petrolina (PE), da reunião para avaliação de meio termo do Plano de Ação Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção da Fauna Aquática da Bacia do São Francisco (PAN São Francisco). A ação, que tem a meta de recolher e subsidiar informações sobre 14 espécies ameaçadas de extinção na Bacia, sofre com a falta de recurso e tem as pesquisas comprometidas. Foi o que revelou o relatório apresentado pelos pesquisadores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O trabalho iniciado em maio de 2015 com prazo de conclusão previsto para 2020, é coordenado pelo ICMBio e executado em parceria com diversos órgãos e entidades. “Trabalhamos hoje com 14 espécies ameaçadas de extinção na Bacia do São Francisco. O plano tem o prazo de cinco anos e ao chegar à metade deste tempo verificamos que, do conjunto de ações programadas, apenas 16% delas foram executadas, o que nos preocupa quanto ao avanço e continuidade do plano”, afirmou Claudio Fabi, pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais (Cepta-ICMBio).
Apesar da quantidade de problemas, apresentados por Fabi como “muitas vezes estruturais” e a falta de recursos para execução do Plano, os dados preliminares do relatório apontam ameaça as espécies pesquisadas; a qualidade da água, assoreamento e poluição por despejo de resíduos como esgoto e agrotóxicos.
Como órgão colegiado, o CBHSF integrado pela sociedade civil, usuários de água, poder público e também com cadeira definitiva para os pescadores, visa promover a proteção dos mananciais e contribuir com seu desenvolvimento sustentável. “Existem várias ações pelo Rio e para o Rio, mas que ainda atuam de forma isolada e com isso se perde muita informação. Nosso objetivo comum, tanto do CBHSF quanto do ICMBio é unir esforços e compartilhar informações, inclusive com o aproveitamento dos dados do Plano de Bacia que também trata da pesca no Rio São Francisco”, afirmou o secretário da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Almacks Luiz.
Ainda segundo o secretário da CCR Submédio, na próxima reunião da Câmara Consultiva prevista para o mês de junho, será levada a proposta de apresentação do andamento do PAN para os membros do colegiado.

*Texto: Juciana Cavalcanti
*Fotos: Juciana Cavalcanti