Os membros da Câmara Consultiva Regional – CCR do Alto São Francisco, instância do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF estiveram reunidos na tarde de quinta-feira (16.05) em Belo Horizonte (MG) para discutir assuntos de interesse da bacia e eleger o novo secretário da câmara, Marcus Vinicius Polignano.
Membro titular do CBHSF, Polignano representa a sociedade civil na instituição, por meio do Instituto Guaicuy. Ele estará à frente da secretaria até agosto, quando ocorrerá a mudança de diretoria e membros do Comitê, como resultado do processo eleitoral que se encontra em curso.
Presidido pelo coordenador da CCR Alto, Márcio Tadeu Pedrosa, o encontro teve início com a discussão sobre a contratação dos planos de saneamento de prefeituras municipais da bacia que serão financiados pelo Comitê do São Francisco com recursos da cobrança pelo uso da água. Aproximadamente 90 prefeituras manifestaram interesse, das quais 35 de Minas Gerais.
A reunião, que aconteceu na sede da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Abes, debateu ainda os desdobramentos da aprovação do novo regimento do CBHSF, o andamento dos projetos hidroambientais que o Comitê está executando no Alto São Francisco, além do processo eleitoral para renovação dos membros do colegiado.
A representante do CBH Entorno da Represa de Três Marias, Sílvia Freedman, relatou sobre a sua participação nas Oficinas de Usos Múltiplos das Águas do Rio São Francisco, ocorridas neste mês de maio nas cidades de Paulo Afonso (BA) e Penedo (AL), e a diretora de integração da AGB Peixe Vivo, Ana Cristina da Silveira, discorreu sobre as perspectivas de exploração de gás natural na parte mineira da bacia do São Francisco.
Compareceram também à reunião Wagner Soares da Costa, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – Fiemg; Jadir Silva de Oliveira, da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais – Siamig; Carlos Alberto Oliveira, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais – Faemg; Luciano Souza Ribeiro, da Cooperativa dos Piscicultores do Alto e Médio São Francisco; Lessando Gabriel da Costa, da Associação Ambiental do Alto São Francisco; Antônio Eustáquio Viera, do Movimento Verde Paracatu; Dayse Aparecida, da Associação Comunitária José do Nascimento Leite; Luciano de Souza Lino, da Prefeitura Municipal de Pompéu; Ricardo de Oliveira Costa, do CBH Afluentes do Alto São Francisco; Regina Greco, do CBH Rio Pará; e Sirléia Márcia de Oliveira, do CBH dos rios Jequitaí e Pacuí.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF