A terra está tão seca, que até o mato que normalmente insiste em crescer em meio a plantação está morrendo. No distrito de Piçarrão, no norte da Bahia, as folhas amareladas formam a paisagem junto com os galhos secos.
O agricultor José Milton da Silva aprendeu a cultivar cebola e melancia, mas desde que a seca ficou mais forte, nada mais pode ser plantado e ele precisou abandonar a lavoura.
A Barragem de Sobradinho, que é formada pelas águas do Rio São Francisco, é a grande responsável pelo abastecimento dos municípios da região, mas na primeira semana de janeiro, a capacidade do reservatório atingiu 26%. O limite de segurança estabelecido para as represas de hidrelétricas do Nordeste é de 34%.
Para tentar amenizar as dificuldades trazidas pela seca, tem gente que precisa ir até às margens do riacho Caraíba para buscar água. Caso de José Nascimento, que percorreu 12 quilômetros, desde o povoado de Piçarrão para de balde em balde e com a ajuda de parentes, conseguir ter água em casa novamente.
Continue lendo aqui.
Fonte: G1 Agronegócios