A empresa portuguesa Nemus, contratada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF para realizar os trabalhos de atualização do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do São Francisco, tem reunião marcada para o próximo dia 19 de janeiro (segunda-feira), na sede da agência delegatária AGB Peixe Vivo, em Belo Horizonte (MG). O encontro terá início às 9 horas.
Na oportunidade, serão discutidos os andamentos dos trabalhos – iniciados no final de 2014 -, bem como será definido o calendário de datas das 24 consultas públicas e 19 oficinas setoriais previstas para serem realizadas em municípios são-franciscanos ao longo de 20 meses de serviços. As cidades que sediarão as consultas públicas e oficinas setoriais já foram definidas pelo CBHSF.
Além dos integrantes da Nemus e da AGB Peixe Vivo, participa também da reunião o coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Alto São Francisco, Márcio Tadeu Pedrosa.
Plano de Recursos Hídricos
Com recursos oriundos da cobrança, o CBHSF destinou aproximadamente R$ 6,9 milhões para a elaboração deste “novo” plano. O plano de bacia é um instrumento regulamentado na lei federal nº 9.433/97 que serve como base para a incorporação, de maneira mais consistente, dos aspectos ambientais, de modo a garantir os usos múltiplos de forma racional e sustentável de uma bacia, em consonância com a gestão integrada e com as políticas de meio ambiente e recursos hídricos, estabelecendo, assim, metas e ações de curto, médio e longo prazo. No caso do São Francisco, a empresa contratada deverá incrementar os levantamentos e encaminhamentos já definidos e implementados pelo CBHSF no antigo – e ainda em vigência – plano decenal (2004-2013).
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF