A campanha nacional em defesa do São Francisco, realizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) no último dia 3 de junho, continua causando repercussão. A deputada Luiza Maia (PT) apresentou proposta para aprovação de uma moção de congratulações pela iniciativa. A proposta foi aprovada pelo plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, sob o número 18.034/15, e teve cópia encaminhada pelo primeiro-secretário da casa, deputado Leur Lomanto Júnior (PMDB), ao presidente do colegiado, Anivaldo Miranda.
No documento aprovado pelo Legislativo baiano, a deputada Luiza Maia faz um relato sobre o trajeto percorrido pelo rio, desde a sua nascente, em Minas Gerais, até a foz, em Alagoas, e demonstra, assim, a sua importância para a prática de diversas atividades, a exemplo da pesca, do turismo e do lazer.
Luiza Maia alerta para o grave momento vivido pelo rio e defende ações imediatas para a sua recuperação. “Mais do que nunca, o Velho Chico precisa de ajuda. É indispensável o desenvolvimento de programas destinados à sua revitalização. Caso não sejam tomadas as urgentes providências que a situação requer, por certo daqui a alguns anos assistiremos à extinção do rio”, justifica a parlamentar baiana.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF