A atual situação dos principais rios do estado de Minas Gerais será discutida nos próximos dias 4 e 5 de dezembro, no município de Brumadinho, distante cerca de 60 Km da capital, Belo Horizonte. Por iniciativa do Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba (Cibapar), em parceria com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), será realizado o 1º Fórum das Águas, contando com a participação de diversos órgãos relacionados ao problema. Especialistas e autoridades apresentarão um panorama dos impactos da estiagem em 2014, avaliando o período no contexto climatológico.
O resultado das discussões servirá de subsídio para a elaboração do Plano de Ação 2015, com abrangência e execução em todo o estado de Minas Gerais. A bacia do rio Paraopeba, principal afluente do rio São Francisco na região, será um dos temas do evento, por ter apresentado queda no volume de água em alguns dos seus trechos.
Durante o evento, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, fará a palestra intitulada “O papel do comitê de bacia no desafio da escassez”. O presidente do colegiado tem sustentado que o fortalecimento dos comitês é essencial na busca de alternativas que contribuam com a política de gestão das águas no País. “É preciso apostar nos comitês, porque são órgãos colegiados que têm um planejamento, realizam obras de recuperação hidroambiental, a exemplo do Comitê do São Francisco, e têm seus planos de recursos hídricos”, justifica.
O Fórum das Águas também servirá para a assinatura do protocolo de intenções com vistas à implantação do projeto de saneamento e da rede de esgotos da bacia do rio Paraopeba.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF