“Técnica de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos” foi o tema do minicurso ministrado pelo superintendente adjunto de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos da Agencia Nacional das Águas, Victor Alexandre Sucupira, no XV Encontro Nacional de Comitê de Bacias Hidrográfica, em Porto Alegre. Participou do curso o integrante da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco Almacks Luiz da Silva, que faz um paralelo dos conhecimentos adquiridos com os projetos hidroambientais desenvolvidos pelo CBHSF.
De acordo com Sucupira, há alguns elementos que não podem faltar na elaboração de um bom projeto, como a definição clara da área que sofrerá intervenção, por exemplo. Além disso, ele considera interessante envolver todos os participantes nas tomadas de decisões, desde a elaboração até a execução final do projeto.
Para o representante da ANA, um projeto se fundamenta em questionamentos imprescindíveis que devem estar no papel e na cabeça de todos os envolvidos com a sua realização, a todo momento. “São eles: qual é o problema?, O que fazer para resolver o problema?, Quem vai fazer?, Porque fazer?, Como fazer?, Quando fazer? E, quanto custa?”, observou, lembrando que, ao se buscar respostas objetivas para esses questionamentos, chega-se a um escopo bem preciso do que se quer conseguir com determinado projeto e como viabilizá-lo.
Justificando sua presença no curso, Almacks Luiz, da CCR do Submédio, lembra que já teve esse mesmo tipo de formação há algum tempo, mas resolveu aproveitar o Encob para reciclar o conhecimento. “Acabamos de fazer a entrega de um projeto hidroambiental em Morro do Chapéu, na Bahia, e recordo que muito do que aprendi para aplicar na sua elaboração foi no curso anterior promovido pela ANA”, disse.
Veja notícias sobre o projeto de Morro do Chapéu
Veja todos os projetos financiados pelo CBHSF, divididos por regiões fisiograficas.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF