ANA declara em videoconferência que tudo está dentro do planejado em relação às bacias

05/11/2019 - 8:52

A Agência Nacional de Águas (ANA) promoveu na manhã desta segunda-feira (04) a videoconferência mensal que tem como objetivo discutir as condições hidrológicas da bacia do Rio São Francisco, e nesta ocasião foram apresentados dados em relação à vazão do rio e às manchas de óleo que apareceram em algumas regiões.

A equipe técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apresentou todo monitoramento do último mês, bem como previsões e projeções para a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. A análise se deu com base nas chuvas dos últimos 15 e 30 dias e foram apresentados gráficos dos reservatórios de Três Marias e Sobradinho.

Na oportunidade, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou as premissas de operação dos reservatórios instalados na bacia do chamado rio da integração nacional. Em Três Marias (MG), as defluências médias serão de 450 m³/s entre os dias 04 e 30/11, com base nas definições efetuadas na sala de situação da ANA e conforme informações fornecidas pela Companhia Elétrica de Minas Gerais (CEMIG), para atendimento à demanda do projeto Jaíba e à Navegação (caso haja necessidade de redefinir as defluências para a UHE Três Marias isso será feito no âmbito deste grupo gestor). As premissas de defluências médias da simulação em Xingó para o mês de novembro será de 1000 m³/s. Já em Sobradinho ocorrerão defluências médias considerando os usos consuntivos + evaporação da água no trecho Sobradinho-Xingó, garantindo o armazenamento de Itaparica em valor maior ou igual a 30%.

Segundo o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, o Comitê avaliou que em relação às manchas de óleo a incidência diminuiu na região da foz e que o trabalho de monitoramento dos órgãos ambientais dos Estados de Alagoas e Sergipe continua com o apoio da Marinha do Brasil, Ibama, Ministério Público de Alagoas e Sergipe, Federação dos Pescadores, Prefeituras de Piaçabuçu e Brejo Grande, de ONGs, do CBHSF e instituições que se esforçam em minimizar os danos. “Quanto ao aumento de vazões para resolver questões pontuais nós estamos favoráveis e está previsto na resolução que está em vigor”.

Joaquim Gondim, superintendente de Operações e Eventos Críticos da Agência Nacional de Águas (ANA), disse que a situação se encontra dentro do planejado e que o volume útil de água utilizado em Três Marias alcançará aproximadamente os 50% em 1º de dezembro. “Ficaremos com uma certa folga em Três Marias. Para Sobradinho, a avaliação que foi feita é de que ele chegará aos 28% de volume útil no mês de dezembro, o que nos traz uma segurança hídrica para enfrentar possíveis atrasos na estação chuvosa”, explicou.

A próxima reunião está marcada para o dia 2 de dezembro, a partir das 10h. Esta videoconferência que avalia as condições hidrológicas da bacia do Velho Chico ocorre na sede da Agência Nacional de Águas, em Brasília (DF) e é transmitida para os estados da bacia. Desta reunião participam o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), usuários, governo, irrigantes, entre outros.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*
Texto: Deisy Nascimento