Aldeia Xokó, em Porto da Folha (SE), é contemplada com melhorias nas estradas vicinais

05/05/2025 - 16:01

Na manhã da última quarta-feira (30), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) esteve na Ilha de São Pedro, na Aldeia Xokó ,no município de Porto da Folha (SE), para realizar a entrega do serviço de macrodrenagem das estradas vicinais à comunidade indígena Xokó. O investimento foi de R$3.341.177,17. O evento de encerramento ocorreu no Colégio Indígena Estadual Dom José Brandão de Castro e contou com a presença de representantes do CBHSF, da Agência Peixe Vivo, da FUNAI, da RGA Engenharia, bem como do Cacique Bá e outras lideranças da aldeia.


Durante o evento, Maciel Oliveira, presidente do CBHSF, expôs sua satisfação em ter participado desse momento histórico que foi a entrega da obra de requalificação das estradas vicinais com a passagem molhada em território sagrado. “Essa passagem molhada é praticamente uma ponte que liga o povo Xokó à Serra da Caiçara, onde o povo vivia anteriormente. Isso vai facilitar a convivência da comunidade Xokó com outras que ficam próximas. Um dos motivos dessa obra ter sido executada pelo Comitê foi pelo fato do rio encher e deixar a população local ilhada. Esta foi mais uma entrega realizada com sucesso pelo Comitê com recursos oriundos da cobrança pelo uso da água. Enquanto eu estiver no Comitê vou defender os povos da bacia para que nós possamos melhorar a qualidade de vida de cada ribeirinho. Precisamos pensar no rio e no povo”, pontuou.

O cacique Bá, líder da comunidade Xokó, celebrou a entrega: “Eu venho aqui agradecer o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco por essa ação realizada em prol do nosso povo. Este projeto foi conquistado com muita luta, com muitos esforços. Graças a Deus esse benefício chegou e irá facilitar a vida da nossa comunidade”, disse, com muita alegria, o Cacique Bá.


Veja todas as fotos:


Representando a Agência Peixe Vivo, a gerente de projetos, Jacqueline Fonseca, destacou a importância desse trabalho para a execução dos projetos em todas as regiões. “Nós trabalhamos e damos o apoio técnico que o Comitê precisa. Ficamos extremamente satisfeitos em ver todos os recursos sendo aplicados nas comunidades e colaborando com o desenvolvimento e a qualidade de vida de ribeirinhos, quilombolas e indígenas”, finalizou.

Após os depoimentos dos representantes que formaram a mesa, foi assinado o documento que oficializou a entrega da obra de macrodrenagem e passagens molhadas da Aldeia Xokó. Para encerrar o evento na comunidade indígena as partes interessadas realizaram o descerramento da placa. A execução dos serviços de melhorias da macrodrenagem em estradas vicinais na Aldeia Xokó, em Porto da Folha (SE) teve como empresa executora a RGA Engenharia, o apoio técnico da Agência Peixe Vivo, a parceria da FUNAI e foi realizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Deisy Nascimento