Plataforma oferece, de forma prática, dados sobre avanços do Programa de Saneamento Rural nas bacias do Rio São Francisco, Rio das Velhas e Rio Pará
A Agência Peixe Vivo (APV) acaba de lançar uma plataforma digital que apresenta o status das ações do Programa de Saneamento Rural, promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Velhas) e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará (CBH Pará). A plataforma contempla ações em andamento tanto cidades localizadas na bacia hidrográfica do rio São Francisco quanto aquelas situadas nas bacias de seus rios afluentes, como o Rio das Velhas e o Rio Pará. A nova ferramenta visa tornar o acompanhamento dos projetos de saneamento mais acessível, integrado e transparente, proporcionando uma visão completa sobre o andamento das ações em áreas rurais.
Clique aqui e acesse a plataforma!
A plataforma, que permite a navegação por municípios, reúne informações detalhadas sobre o status de cada iniciativa, incluindo o progresso das obras, os investimentos realizados e o impacto esperado nas comunidades atendidas.
“Essa iniciativa da Gerência de Projetos da APV reforça o compromisso do Comitê e da Agência com a transparência e aplicação responsável dos recursos arrecadados com a cobrança pelo uso dos recursos hídricos, e permite que a sociedade e os gestores acompanhem de forma prática o desenvolvimento das ações relacionadas ao Programa de Saneamento Rural nas bacias hidrográficas atendidas pela Agência Peixe Vivo”, explica Rúbia Mansur, diretora geral da Agência.
Programa de Saneamento Rural
O Programa de Saneamento Rural da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, do Rio Das Velhas e do Rio Pará é executado pelos Comitês com o apoio técnico da Agência Peixe Vivo, tem como objetivo melhorar as condições de saneamento e qualidade de vida das pessoas que moram em áreas rurais da bacia, reduzindo a poluição nos recursos hídricos e promovendo a saúde pública nas comunidades.
Desenvolver ações de saneamento rural é fundamental para a conservação dos rios, uma vez que a falta de saneamento adequado nessas regiões contribui significativamente para a degradação ambiental e a contaminação das águas.
Outras informações podem ser consultadas nos sites do CBH Rio das Velhas, do CBHSF, e do CBH do Rio Pará.
Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Daniel Brito/Ascom APV
*Foto: Fernando Piancastelli