Os estudos para o enquadramento chegam à etapa de prognóstico, e a equipe realiza um evento participativo para coleta de contribuições ainda este ano, no dia 16 de dezembro
No dia 16 de dezembro de 2024, a partir das 13h30, será realizada a 2ª Consulta Pública, que apresentará os estudos para o prognóstico da bacia do rio Verde Grande. A consulta é realizada pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande e Agência Peixe Vivo. Assim como na 1ª etapa participativa, esta consulta também acontece no formato online. O evento é aberto à participação de todos os interessados, mediante inscrição prévia por meio de formulário eletrônico.
Os estudos para o Enquadramento dos Corpos de Água da Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande foram iniciados em abril deste ano e este será o segundo evento participativo de um total de quatro.
Na etapa atual, são feitas projeções para o futuro da bacia, a partir dos dados levantados no diagnóstico e de outros estudos, para avaliar o impacto das atividades humanas na qualidade das águas. A participação da sociedade civil, de representantes do poder público e da iniciativa privada é estratégica para o levantamento, a avaliação e a validação dos usos pretendidos para os recursos hídricos em todo o território da bacia.
O processo ainda contará com mais duas etapas metodológicas, que discutirão:
- As propostas de metas relativas às alternativas de enquadramento dos corpos d’água superficiais;
- O programa de efetivação do enquadramento das águas superficiais.
Usuários de recursos hídricos, entidades interessadas na melhoria da qualidade das águas da bacia e demais segmentos da sociedade são convidados a participar e colaborar nesta Consulta Pública, no dia 16 de dezembro.
Serviço
Evento: Consulta Pública para apresentação e discussão do prognóstico da bacia do rio Verde Grande
Data: 16 de dezembro de 2024
Horário: 13h30
Formato: online pela plataforma Teams
Inscrições: https://linktr.ee/enquadramentoverdegrande.
Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Foto: Leo Boi