O II Simpósio de Pesquisadores da Bacia do Rio São Francisco, evento realizado pelo Fórum Permanente de Pesquisadores da Bacia do Velho Chico, com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) será realizado em junho de 2018, na Universidade Federal de Sergipe, em Aracaju. Para formalizar a iniciativa, o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, e o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Angelo Roberto Antoniolli, assinaram termo de cooperação, no gabinete do reitor, na segunda-feira (25 de setembro).
O simpósio acontece entre os dias 3 e 6 de junho do próximo ano, nas dependências da UFS e reunirá além de pesquisadores de instituições inseridas na bacia do chamado rio da integração nacional, especialistas nas áreas ambiental e de recursos hídricos de renome internacional. “São incontáveis os desafios para a conclusão de uma gestão sustentável no Rio São Francisco, a exemplo do uso das suas águas subterrâneas e a necessidade de estabelecermos novas matrizes energéticas, entre vários outros temas”, resumiu Anivaldo Miranda.
Diante de representantes da UFS e de outros membros do Comitê, o presidente do colegiado destacou a importância de as instituições de ensino e pesquisa contribuírem com as ações executadas na bacia do São Francisco. “E, no caso de Sergipe, há uma ligação muito forte da população com o rio. Por isso, temos certeza de que será um simpósio de grande sucesso”, finalizou Anivaldo Miranda.
Assinatura do termo de cooperação entre o o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, e o reitor da UFS, Angelo Roberto Antoniolli para a realização do II Simpósio de Pesquisadores da Bacia do Rio São Francisco
O reitor da Universidade Federal de Sergipe, Angelo Antoniolli, disse considerar imprescindível conhecer a diversidade das águas franciscanas. “Conhecer o Rio São Francisco é de grande importância não só para quem sobrevive de suas águas, mas para quem vê nele uma possibilidade de reestruturação ambiental. Essa parceria é um passo importante para mostramos à comunidade acadêmica muito do que está sendo desenvolvido em benefício da bacia hidrográfica nas mais diversas áreas da ciência e da tecnologia”, disse o reitor.
O coordenador do simpósio na UFS, professor Inajá Francisco de Sousa, apresentou para os representantes do CBHSF as dependências em que o evento será realizado. Um novo prédio, que está em construção no campus e será entregue à comunidade acadêmica no início do próximo ano, irá abrigar todos os debates, mesas redondas e encontros de pesquisadores do simpósio.
Acompanharam a solenidade de assinatura do termo de cooperação, o chefe de gabinete do reitor, Marcionilo de Melo Lopes Neto, o engenheiro e professor da UFS, Antenor Aguiar, o coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) Baixo São Francisco, Honey Gama, o coordenador da Câmara Técnica Institucional e Legal do Comitê (CTIL), Roberto Farias, além do professor Melchior Carlos do Nascimento, membro do Comitê e que assinou como testemunha o documento formalizado entre as instituições.
Confira as fotos da assinatura do termo de cooperação
Por Delane Barros
Fotos: Delane Barros