Sarney Filho foi convidado a participar da Plenária do Comitê que acontecerá nos dias 7 e 8 de dezembro em Paulo Afonso, na Bahia
O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, foi recebido nesta quarta-feira (01 de novembro), no gabinete do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, em Brasília (DF), para tratar de agendas relacionadas ao Rio São Francisco.
Anivaldo entregou ao ministro o Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio São Francisco. “Nós queremos que todos os atores da Bacia tenham acesso ao Plano, pois é um grande patrimônio de todos, foi construído com recursos pela cobrança da água bruta e um instrumento que pode ser utilizado tanto pelo governo federal, quanto pelos governos estaduais”, explicou.
Também foi entregue a Sarney Filho, o Plano de Aplicação de Recursos na Bacia do São Francisco, que aponta investimentos necessários para revitalização da Bacia até 2026. Segundo Anivaldo, “é necessário o investimento de 30 bilhões de reais para que todas as metas do plano sejam cumpridas, levando-se em consideração a dimensão da bacia hidrográfica do rio São Francisco, que ocupa nada mais, nada menos do que 7% do território brasileiro”.
“Nós viemos pedir o apoio para que com os recursos que vem para a Agenda Verde do ministério do Meio Ambiente, o órgão possa executar esses recursos dentro das metas e diretrizes do Plano da Bacia”, explicou.
O ministro Sarney Filho ressaltou o protagonismo dos Comitês de Bacia na qualificação do debate sobre os recursos hídricos e a importância da participação social. “É imprescindível que as políticas ambientais sejam cada vez mais participativas, para que tenham maior legitimidade e transparência, adequadas as reais necessidades socioambientais de cada região hidrográfica”, avaliou.
Anivaldo convidou o ministro para a Plenária do CBHSF, que acontecerá nos dias 7 e 8 de dezembro em Paulo Afonso, na Bahia.