GTs "Métricas e Indicadores" e "Semiárido" discutem ações para implementação do Plano de Recursos Hídricos

20/12/2017 - 10:28

A Câmara Técnica de Programas, Planos e Projetos (CTPPP), que integra a estrutura de funcionamento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), começou a semana reunindo diversos atores capazes de apresentar contribuições com vistas a implementação do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do São Francisco. Para isso, reuniu especialistas no hotel Ponta Verde, em Maceió (AL), para discussões que terão continuidade no próximo ano.
Nesta segunda-feira (18 de dezembro), a discussão foi do Grupo de Trabalho (GT) “Métricas e Indicadores” e contou com a participação dos consultores Cláudio Boechat, da conceituada instituição de ensino e projetos Fundação Dom Cabral, Carlos Schäffer e Patrícia Boson. A coordenadora da CTPPP, Ana Catarina Pires de Azevedo Lopes, explicou que o trabalho visa acompanhar as ações relacionadas ao Plano Decenal de Recursos Hídricos da Bacia do São Francisco. “Estamos promovendo uma agenda pactuada, com vistas a ampliar os sentimentos quanto ao andamento dos trabalhos realizados no âmbito do Comitê, a partir do plano”, disse Ana Catarina.
Também participaram das discussões o engenheiro Márcio Tadeu Pedrosa e o professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), George Gurgel, além de membros do Comitê, a exemplo do coordenador da Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL), Roberto Farias, Melchior Carlos do Nascimento e Johann Gnadlinger.

Semiárido

Os trabalhos da CTPPP continuaram na terça-feira (19 de dezembro), com a reunião do GT Semiárido, também no hotel Ponta Verde, quando contou com a colaboração do engenheiro José Roberto Fonseca e do advogado Renato Scalco.
O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, apresentou sugestões quanto a algumas parcerias que devem ser firmadas pelo Comitê e sugeriu, entre elas, a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
A coordenadora da CTPPP, Ana Catarina, ressaltou que o trabalho executado durante os dois dias tem o caráter de implementação do plano de Recursos Hídricos do São Francisco.

 
Por Delane Barros