Os membros do Grupo de Acompanhamento do Contrato de Gestão (GACG), que integra a estrutura de funcionamento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) se reuniram nesta quarta-feira (20 de dezembro), no auditório do Hotel Ponta Verde, em Maceió (AL). É a primeira reunião do grupo, depois da assinatura do sexto aditivo ao contrato de gestão entre a agência delegatária do colegiado, a Peixe Vivo e a Agência Nacional de Águas (ANA), com interveniência do Comitê. A reunião serviu para planejamento das atividades do grupo para 2018.
Foram debatidos os termos do sexto termo aditivo ao contrato de gestão e definidas formas de acompanhamento das atividades previstas no contrato de gestão, entre outros temas. O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, defendeu uma maior interação entre o GACG e a Peixe Vivo, a fim de dar celeridade aos processos administrativos do Comitê. Para isso, ficou estabelecido um calendário de reuniões do colegiado tanto com a diretoria da Peixe Vivo quanto com a da ANA. Além disso, será feito o acompanhamento dos planos municipais de saneamento básico que foram financiados pelo CBHSF para saber quais estão em execução.
Anivaldo Miranda e Roberto Farias na reunião do GACG
Devido a ausência do coordenador do grupo, Luiz Dourado, por motivo de saúde, o membro do GACG, Roberto Farias, sugeriu a criação da função de coordenador-adjunto. Foi escolhido para a função Almacks Luiz Silva, que representa o Submédio São Francisco, a quem coube conduzir os trabalhos nesta quarta-feira, em Maceió.
O GACG é formado William Bertozzi Dornas, que representa a região do Alto São Francisco; Anselmo Barbosa Caires, do Médio São Francisco; Almacks Luiz Silva, do Submédio; e Luiz Roberto Porto Farias, da região do Baixo. O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, também acompanha as atividades do grupo.
Por Delane Barros