A Agência Nacional de Águas (ANA) vai investir R$ 11 milhões em projetos nas áreas de Regulação e Gestão de Recursos Hídricos. A seleção está com inscrições abertas até 28 de junho e é uma ação conjunta com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O objetivo é possibilitar o desenvolvimento de pesquisas científicas e a formação de recursos humanos pós-graduados nas duas áreas temáticas. As propostas aprovadas serão financiadas com recursos para despesas de custeio, capital e bolsas.
O edital prevê o pagamento máximo de R$ 963 mil para cada projeto aprovado. Os valores de custeio e capital serão oriundos da ANA, e as bolsas aprovadas na presente chamada serão pagas diretamente pela Capes.
A seleção traz oito temas prioritários: Modelagem e arranjos institucionais para gestão de recursos hídricos; Instrumentos e ferramentas de gestão de recursos hídricos; Governança e participação social na gestão de recursos hídricos; Regulação de Recursos Hídricos; Monitoramento, controle e fiscalização de usos da água; Instrumentos, metodologias e tecnologias para alocação de água; Recursos Hídricos e Florestas; e Segurança de Barragens.
A duração máxima dos projetos deverá ser de 48 meses para a execução de suas atividades (a contar da data de assinatura do Termo de Solicitação e Concessão de Apoio Financeiro a Projeto Educacional ou de Pesquisa), podendo ser prorrogado por até 12 meses para finalização da análise dos dados. Não haverá suplementação de recursos financeiros e bolsas para projetos que tiverem prazo de execução prorrogados.
De acordo com o cronograma da seleção, o resultado deve ser divulgado em julho e a implementação dos auxílios deve ocorrer a partir de agosto.
Para mais informações acesse o site da Ana.
Fonte: Ana