Em Minas Gerais existe um lugar pacato e belo, onde a natureza ainda reina. Este é o Parque Estadual de Lapa Grande, conhecido pela sua fauna diversificada e por preservar as sedes das fazendas que deram origem à belíssima cidade da bacia hidrográfica do rio São Francisco, a Montes Claros.
O parque que foi criado em 2006, mas aberto ao público apenas no ano de 2014, sendo o principal ponto de ecoturismo de Montes Claros. O local abriga a Gruta da Lapa Grande que, com os seus 3 km de extensão, é uma das maiores de Minas Gerais, além de outras 60 grutas que, juntamente com nascentes e trechos de mata ciliar, compõe o cenário perfeito para uma aventura na natureza.
Apesar de tantas belezas naturais, se engana quem pensa que uma visita ao parque se resume a apenas um passeio eco turístico. O parque que abriga mais de mil pinturas rupestres catalogadas, conta um pouco sobre a história da humanidade, mas principalmente sobre a origem da cidade através das sedes das fazendas que deram origem a cidade.
Neste misto de encontro entre presente e passado, os sete mil hectares que compõe o parque trazem uma mistura da mata atlântica com o cerrado, criando uma paisagem para encher os olhos e os corações aventureiros. Vale a pena se aventurar e conferir essa beleza mineira.