As comunidades ribeirinhas são ricas quando o assunto é cultura, tradição e lendas onde o Velho Chico é o personagem principal. E entre tantas histórias interessantes que o povo da bacia conta, não poderia deixar de existir uma em que a origem do rio fosse explicada.
Reza a lenda que, antes do rio São Francisco ser formado, viviam tribos indígenas nos chapadões da bacia e entre essas tribos, existia uma doce índia chamada Iati, noiva de um forte guerreiro. Mas, certo dia, o seu noivo precisou ir à guerra pelas terras do norte juntamente com todos os outros índios.
Os passos dos guerreiros à caminho da guerra afundaram a terra criando um grande sulco. A índia Iati ficou com tanta saudade que chorou abundantemente pela falta do seu noivo. Suas lágrimas escorreram o chapadão, despencando do alto da serra e deu forma a uma linda cascata. As águas da cascata caíram sobre o sulco criado pelos passos – também- do seu amado, escorrendo para o norte e até hoje deságua no oceano.
Infelizmente para a índia Iati e o seu noivo guerreiro essa história não teve final feliz, mas para nós e milhões de pessoas que vivem desse rio, inicialmente feito de lágrimas de saudade de uma índia apaixonada, ela está rendendo bons frutos.