Não há como não se fascinar pelos encantos dessa cidade alagoana da bacia que fica no Baixo São Francisco. Lá, o Velho Chico alagou cânions, o homem construiu lindos casarios coloridos e mirantes, e uma história de dois personagens muito conhecidos do Nordeste chegou ao fim drasticamente: Lampião e Maria Bonita.
Localizada às margens do rio São Francisco e a 280 km de Maceió, a cidade de Piranhas possui um pouco mais de 20 mil habitantes e entrou para história por ter sido o local onde as cabeças decapitadas de Lampião, Maria Bonita e seu bando ficaram expostas. Além disso, Piranhas tem um dos conjuntos arquitetônicos mais conservados do país que ganhou o título de Patrimônio Histórico Nacional.
O museu da cidade ainda expõe alguns objetos, armas, vestimentas e fotos dessa época do cangaço, inclusive a famosa foto do empilhamento das cabeças decapitadas.
Para fazer os mais belos registros do local é preciso um pouco de fôlego para subir mirantes, ladeiras ou escadarias, onde, do alto, é possível ter uma visão privilegiada da cidade emoldurada pelo Velho Chico.