O Olho d’Água do Casado/AL é um município da bacia do rio São Francisco, localizado na divisa entre Alagoas, Bahia e Sergipe, no alto Sertão. O município é banhado por uma represa do rio São Francisco, onde está concentrado uma esplêndida cadeia formada de exuberantes cânions.
O nome do município foi dado como forma de homenagear um agricultor chamado Francisco Casado. Na época, ele era o único fazendeiro do local e, em sua fazenda, que hoje é a sede da prefeitura, brotavam alguns olhos d’água que facilitavam o trabalho dos técnicos e operários.
De Olhos d’Água do Casado ou de cidades vizinhas, como Delmiro Gouvéia e Piranhas, é possível fazer um passeio de barco ou catamarã pelas águas esverdeadas do Velho Chico até próximo à Gruta do Talhado. E, próximo à gruta, as canôas fazem o trajeto em uma área cercada por boias e coletes salva-vidas.
Por lá, é possível também realizar trilhas pela caatinga, observar pinturas, fontes, grutas e até visitar um patrimônio histórico, que é a Subestação Ferroviária de Olho D’água.