Esse rio que é um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e da América do Sul tem sua nascente em Minas Gerais e antes de desaguar em Alagoas passa por muitas cidades, compondo a paisagem, transportando pessoas e fazendo história.
Precisamente em São Roque de Minas, Serra da Canastra, é que nasce o Velho Chico, daí até Pirapora a região é assistida pela Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco. Depois de passar por diversas cidades mineiras, o Rio da Integração Nacional abrange uma área de aproximadamente 339.763 km² passando por cidades da Bahia, nessa região as demandas são encaminhadas para a Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco. Em seguida, o caminho do Velho Chico é de 155.637 Km², percorrendo 25 municípios da Bahia e 59 de Pernambuco, essa área é denominada como Submédio São Francisco e, assim como as outras, também possui uma Câmara Consultiva Regional representando o Comitê.
Para finalizar seu percurso por toda a Bacia Hidrográfica, o Rio da Integração passa por uma área denominada de Baixo São Francisco, assistida pela CCR do Baixo São Francisco. Os estados que estão inseridos nessa localidade são Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas para só depois de está presente em tantas cidades enfim ele encontrar o Oceano Atlântico.