Bom Jesus da Lapa (BA) dá início às atividades da mobilização “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico”

02/06/2019 - 15:58


O dia 03 de junho é oficialmente o Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco, instituído pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) com o intuito de incentivar a revitalização de sua bacia. Com o objetivo chamar a atenção para a data, bem como para importância das ações afirmativas de sustentabilidade, preservação e sensibilização por meio da educação ambiental, o CBHSF realiza, neste início de junho, a campanha “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico”.


Este ano as ações e atividades da campanha acontecem nos municípios de Bom Jesus da Lapa (BA), Três Marias (MG), Juazeiro (BA) e Pão de Açúcar (AL). Tendo o ponto alto de suas atividades no dia 03/06, o município de Bom Jesus da Lapa, realizou ato simbólico de abertura da campanha hoje (02/06) pela manhã na Praça da Catedral, com a presença de representantes da sociedade civil, de entidades religiosas, de associações, do poder público e de órgãos governamentais.
O Padre Lessio, da Paróquia Bom Jesus Catedral de Nossa senhora do Carmo, deu as boas-vindas a todos os presentes com uma reflexão sobre a importância dos seres humanos conviverem em harmonia, respeito e afeição com a natureza.
As autoridades presentes se manifestaram em defesa do rio e da revitalização sustentável da bacia do Velho Chico. O coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Médio São Francisco, Ednaldo Campos, visivelmente emocionado, agradeceu a presença de todos e todas e conclamou a todos que virem carranca quando o assunto for proteger o rio São Francisco. “Em um momento em que se fala de privatizar a água tornando ainda mais limitado o seu acesso à população e, nesse mesmo contexto, existe o risco de que as barragens de rejeito possam se romper e contaminar mais de metade de toda a água potável do país, o São Francisco mostra sua grandeza mesmo ferido e se torna nossa única opção. O Velho Chico é o nosso plano A e não existe plano B. Nossa luta para revitalizar e proteger a bacia deve ser considerada com seriedade já que milhares de vidas dependem única e exclusivamente do rio para existirem. Por isso eu viro carranca pra defender o Velho Chico!”, concluiu Ednaldo.
Após o ato de abertura a comitiva se dirigiu para as margens do rio onde foi realizado um ato de “peixamento” com o apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF). Durante o ato foram depositados no rio 30 mil alevinos de curimatá, peixe nativo do rio.


Veja as fotos da campanha:


 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Higor Soares
*Fotos: Sthel Braga