Cultura

Theatro Sete de Setembro, o primeiro teatro de Alagoas

Theatro-Sete-de-Setembro

Penedo, cidade alagoana que abriga a sede do Comitê, localizada na região do baixo São Francisco, possui agradáveis surpresas para seus visitantes, além de uma população acolhedora, rica cultura e a beleza do Velho Chico.

Dentre os pontos turísticos está o Theatro Sete de Setembro, inaugurado em 07 de setembro de 1884. O local foi construído em um terreno doado pelos franciscanos, para dar vida ao primeiro teatro de Alagoas.

Hoje é mantido e administrado pela Prefeitura Municipal de Penedo e foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. No local, não há eco. A construção foi projetada para que a voz dos atores não permanecessem no ar, o que poderia atrapalhar nas apresentações. Em cima do prédio, na fachada, quatro deusas “guardam” a estrutura: Euterpe, Deusa da Música; Calíope, Deusa da Arte; Melpômene, Deusa da Poesia; e Terpsícore, Deusa da Dança.

Mesmo com a estrutura antiga e carente de manutenção, espetáculos ainda são encenados no palco do teatro mais antigo de Alagoas.

Endereço: Av. Floriano Peixoto, n° 81, Centro Histórico de Penedo.



CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someonePrint this page
Publicado em quinta-feira, 8 de setembro de 2016