Sustentabilidade

Ética ao ar livre: cuide dos locais por onde passa (trilhas e acampamentos)

01 d Nascente-Serra da Canastra-MG-Alto S.F

Estar em contato com a natureza renova a alma de qualquer um e pesquisas atestam que faz muito bem à saúde, mas visitar uma área de preservação ambiental requer alguns cuidados para que o impacto seja mínimo à natureza.

Para obter uma convivência responsável com o ambiente natural é preciso ter consciência da dimensão do que a falta dela promove, o que muitos ignoram por achar que o resultado de tais consequências será longínquo, que não poderá atingir nem a eles próprios e nem a sua família.

Quando for realizar trilhas ou participar de acampamentos, cuide dos locais por onde passa, preserve o ambiente para que outras pessoas futuramente possam também apreciar, renovarem a alma e se sentirem bem.

Para isso, não use atalhos, mantenha-se nas trilhas pré-determinadas, assim não causará erosão e destruição da vegetação. Os locais para acampar são encontrados e não construídos, não corte ou arranque a vegetação. Remova todas as evidências da sua passagem, traga o seu lixo de volta, inclusive o papel higiênico utilizado, coloque-o em um saco plástico, amarre-o e traga-o de volta, não enterre e nem queime.

Não use sabão e nem lave utensílios em fontes de água nem próximo a elas, respeite os animais, observe-os a distância. Não deixe rastros e, com isso, estará colaborando para manter o equilíbrio ecológico do seu planeta.



CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someonePrint this page
Publicado em segunda-feira, 7 de julho de 2014