CBHSF articula apoio à reativação do Comitê do Piauí

Texto e fotos: Delane Barros

O vice-presidente, no exercício da presidência do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira, recebeu representantes do Comitê da Região Hidrográfica do Rio Piauí e da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), no escritório do CBHSF, em Maceió. O encontro discutiu a logística necessária para promover a reativação do comitê que representa o principal afluente do Velho Chico em território alagoano.

Durante o encontro, realizado na manhã desta quarta-feira (12 de julho), Maciel Oliveira ressaltou que o papel pela reativação do Piauí é relativo ao governo alagoano. “Entretanto, pelo fato de o Comitê do São Francisco reconhecer a importância do Piauí é que daremos o apoio logístico para esse trabalho”, pontuou.

A partir da próxima semana começa o processo de mobilização de entidades distribuídas por 18 municípios alagoanos e que estejam aptos a participar da formação e eleição do futuro colegiado. A escolha dos membros do Comitê do Piauí deverá acontecer dentro dos próximos 30 dias.

Serão habilitadas as entidades representativas do setor público, da sociedade civil, das comunidades tradicionais e usuários para a composição do colegiado nos municípios alagoanos de Arapiraca, Coruripe, Campo Grande, Feira Grande, Feliz Deserto, Girau do Ponciano, Igreja Nova, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Olho d’água Grande, Penedo, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio, São Brás, São Sebastião, Teotônio Vilela e Traipú.

O rio Piauí está localizado na região do Agreste e Baixo São Francisco de Alagoas. Sua bacia hidrográfica banha os 18 municípios citados, onde vive uma população estimada em pelo menos 520 mil pessoas, distribuídas em uma extensão de 3,3 mil Km². Participaram da reunião no escritório do CBHSF, além do presidente no exercício do cargo, Maciel Oliveira, o representante do Piauí, Antônio Jackson Borges e os da Semarh/AL, Carla Lopes Chagas; Cláudia Buarque Santos; Tereza Pontes Rocha; Arthur Lira Estanislau; e Gustavo Carvalho.montagem piaui



CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someonePrint this page
Publicado em quarta-feira, 12 de julho de 2017