Notícias

03/06/2019

Participação popular e diversidade cultural marcam abertura da VI edição da campanha em defesa do Velho Chico, em Juazeiro


Plantio de mudas, apresentações musicais e encenação teatral fizeram parte da programação deste domingo no Submédio São Francisco.


No cenário do Saldanha Marinho, ou Vaporzinho – como é conhecida a antiga embarcação que virou ponto turístico na Orla II de Juazeiro(BA), membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e autoridades regionais fizeram a abertura oficial da edição 2019 da campanha ‘Eu viro carranca para defender o Velho Chico’ na tarde deste domingo (02).

Com o tema ‘Sou Mais Velho Chico’, o campanha está sendo realizada simultaneamente em mais três cidades (Pão de Açúcar-AL, Bom Jesus da Lapa-BA e Três Marias-MG). Em Juazeiro, participaram da solenidade de abertura o prefeito municipal Paulo Bonfim, o secretário de meio ambiente, Jadson Barros, o coordenador do Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Julianeli Lima, o secretário da mesma Câmara, Almacks Luiz, entre outras autoridades.

Ao fazer o plantio de uma muda às margens do Rio, o prefeito, junto a membros da comunidade, destacou o compromisso com sua preservação. “O Rio São Francisco é o nosso bem maior e a sua revitalização é uma preocupação constante. A população de Juazeiro já abraçou esta campanha e todos viramos carranca para defender o Velho Chico”, reforçou Bonfim.

Apesar das ações se concentrarem na cidade baiana, o coordenador Julianeli Lima destacou a integração com o público de Petrolina, vizinha cidade pernambucana. “Na edição 2019, unimos Juazeiro e Petrolina nesta campanha. Já tivemos pedalada pela manhã lá, e agora trouxemos todos para estarem aqui, juntos virarmos carranca e expandir ao máximo a conciência ambiental em defesa do Rio”.

Além do plantio de mudas, a programação contou com a saída de caiaques no cais da cidade, chamando a atenção da comunidade ribeirinha. Em seguida, atores da Trupe Novo Ato apresentaram um espetáculo cantado, resgatando estórias e lendas da cultura regional.

Já sob as luzes do pôr-do-sol, o grupo ‘Afoxé – Filhos de Zaze’ animou a platéia com sua musicalidade inspirado na cultura afro. Finalizando a programação do domingo, os artistas Rogério Leal e DJ Candite cantaram vários sucessos da MPB ligadas à temática, abrindo o palco para intervenções da platéia, que participou cantando e declamando poesias.


Veja as fotos do evento: 


Programação da segunda-feira:

As atividades da campanha seguem durante toda esta segunda-feira(3), Dia Nacional em Defesa do Velho Chico – data instituída pelo CBHSF devido à proximidade com o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. Na programação estão previstas apresentações culturais, visitas guiadas de escolas, e um espetáculo de Samba de Véio, na Ilha do Rodeadouro.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Ricardo Alves
*Fotos: Marcizo Ventura

Compartilhe:

Outras notícias

19/06/2019

Assista ao vídeo da campanha Vire Carranca em Três Marias (MG)

Carinhosamente conhecida como ‘Mar Doce de Minas’, Três Marias é um município brasileiro localizado na região Central de Minas Gerais, ...

Leia mais

19/06/2019

Perdas de água potável seriam suficientes para abastecer 30% da população brasileira por um ano

Estudo do Instituto Trata Brasil mostra que vazamentos, furtos, erros de leitura do hidrômetro, entre outros fatores, causaram um prejuízo ...

Leia mais