Notícias

06/02/2018

Obras na comunidade Kariri-xocó serão retomadas

O trabalho de desobstrução do canal que fornece água para abastecimento da comunidade Kariri-xocó, em Porto Real do Colégio (AL) será retomado ainda esta semana. A informação foi transmitida pelo representante da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Parnaíba e do São Francisco (Codevasf) na manhã desta segunda-feira (05 de fevereiro), durante reunião promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF), para análise das condições hidrológicas da bacia do rio São Francisco e transmitida por videoconferência para os estados da Bacia do Rio São Francisco.

O aporte financeiro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) foi importante para compra de combustível e possibilitou o trabalho de limpeza do canal que fornece água para a comunidade indígena. A Codevasf enviou o equipamento, mas a máquina trabalhou por apenas três dias e, desde a semana passada, o trabalho parou. Agora, com a mobilização da diretoria da Companhia, será enviado um equipamento semelhante para substituir o inicial.

Durante a videoconferência, o coordenador de Operações e Modelagem do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), Marcelo Seluchi, apresentou a previsão hidrológica, que aponta para o registro de chuvas nos próximos dias na bacia do chamado rio da integração nacional.

Apesar das informações, o superintendente de Recursos Hídricos da ANA, Joaquim Gondim, voltou a alertar para o período de criticidade na Bacia do São Francisco. “O contínuo acompanhamento das condições de armazenamento apontam que a política de controle de vazões foi uma medida acertada”, afirmou ele. “Não saímos do período de crise”, finalizou.

Representantes dos estados inseridos na Bacia do São Francisco, a exemplo de Sergipe e Bahia, além da Marinha e do Ministério Público Federal (MPF), dentre outros usuários, participaram da reunião neste início de semana.

 

Por Delane Barros

Compartilhe:

Outras notícias

24/09/2018

Período chuvoso deve começar no próximo mês na bacia do Rio São Francisco

Os estudos hidrológicos dos órgãos competentes apontam para o início de uma precipitação na bacia do Rio São Francisco nos ...

Leia mais

24/09/2018

Projetos hidroambientais e PMSBs são pauta de reunião da CCR Alto São Francisco

A Câmara Consultiva Regional (CCR) Alto São Francisco reuniu-se em Belo Horizonte (MG), no dia 21 de setembro, para discutir ...

Leia mais